sábado, julho 22, 2017

LUZ EM EINSTEIN PROCESSO DE MONTAGEM

 LUZ EM EINSTEIN
 Carmen Fossari







      Um texto que levou dois anos e meio  entre a pesquisa  e a primeira escritura da dramaturgia que  deletei por perceber que tinha  escrito uma biografia   dialógica  e tinha me proposto uma dramaturgia resolvi recomeçar....
  
        Após reescrever  inseri  a personagem  Albert Einstein e suam   múltipla forma de ser tantos em um . Ele foi   dimensionado  na dramaturgia por seus pares evocados  da ciência e personagens de sua vida familiar e afetiva - tratados dramaturgicamente.
            O personagem protagônico :uma unidade formada por  três  personagens cada qual  representado  por um ator em fases  cronológicas distintas  da vida do cientista  ; em  muitos momentos  eles dialogam   na cena entre si provocando um rompimento dramatúrgico  com o teatro clássico aristotélico de ação contínua de começo, meio e fim. Seguindo   a linha do Teatro Épico,a peça inicia com AE, aos 75 anos e finaliza com ele aos vinte e tantos anos, sendo que ao meio da peça é anunciada a sua morte.
       A dramaturgia registrei no fim do a no de 2016 na Biblioteca Nacional.
     Começamos os ensaios da peça LUZ EM EINSTEIN  onde  realizo a  direção e produção geral  no segundo semestre de 2016, mas os estudos  sobre AE, datam de um ano antes. A estréia será
em  Novembro de 2017.
       Neste fim de semana realizamos um  ensaio intensivo com a presença de dois atores que interpretam Einstein Bruno Leite , que veio de Sampa e Leon de Paula, o terceiro Einstein Nei Perin   estava for da Ilha ...

      Além do elenco  a presença do arquiteto , cenógrafo e ator do    Grupo PesquisaTeatro Novo GPTN/ DAC Marcio Tessmann que  juntamente com o cenógrafo e arquiteto Marcos Carioni aasinam o projeto cenográfico. A equipe técnica  conta ainda com Gabriel Fahdo que assina a sonoplastia e o áudio visual do espetáculo,o apoio de Daniel Martins como contra-regra. preparação corporal Mariana Lapolli e vocal Thaianna Volkamann Nakandakari, ambas  atrizes no espetáculo.
 
    O  figurino a cargo do artista  Atelier José Alfredo Beirão Filho e Edmundo Meira.

     Importante ressaltar o apoio da Secretária de Cultura da UFSC Maria Borges e do Reitor Luiz Cancellier que sempre  acreditaram  neste nosso desafio de encenar no limiar da Arte e Ciência, experiência já desenvolvida pelo GPTN em As Luas de Galileu Galilei.

    Este trabalho contou com a  assessoria de pesquisa  do astrofísico Adolfo Stotz Neto,  presidente do GEA, Planetário da UFSC/CFH que proferiu algumas valiosas palestras ao GPTN e motivou  que eu começasse a pesquisar a vida e a obra de Albert Einstein, tarefa que  chegou a me tomar algumas vezes 15 horas dia... , usualmente  entre  8- 9 horas ,período     que    levou dois anos .
A vida  do prêmio Nobel da  física o gênio Albert Einstein, que percebeu a unidade tempo-espaço e com sua teoria da Relatividade Geral impulsionou   uma nova visão  do ordenamento do universo, foi  malgrado seu mau jeito com a fidelidade amorosa com suas  mulheres um ser humano tão excepcional quanto sua genialidade  ao ser um fiel propagador da cultura da  Paz  universal...ainda que para os mais desavisados tenha  alguma responsabilidade sobre  o projeto da Conexão Manhattan que resultou na  nefasta  bomba atômica...mas será indo ao teatro em Novembro...que  todo este universo será  revelado  pela representação teatral.
Neste momento da montagem os atores ainda leêm o texto, enquanto fazemos marcações iniciais e  desenvolvem a construção de suas personagens .
Elenco :  NEI PERIN, BRUNO LEITE, LEON DE PAULA  ( 3 idades de Albert Eisnstein)
Ivana Fossari, Julião Gularte, Mariana Lapolli, Thaianna Volkmann Nakandakari,Muriel Martins, Cristiano Cunha, Ana Paula Lemos, Roberto Moura, Valdir Silva, Lisandra Iwersen,Uziel Santana,Heitor Darós,Suélen Benincá,Marcelo Cidral,Viviana Bittencourte e Gustavo R.Gonçalves.

Texto e Direção Geral : Carmen L. Fossari

Fotos do ensaio ainda com texto... na busca das personagens

]


























]



































 




 
 
.





Nenhum comentário: