LUZ EM EINSTEIN
Carmen Fossari
]
.
Carmen Fossari
Um texto que levou dois anos e meio entre a pesquisa e a primeira escritura da dramaturgia que deletei por perceber que tinha escrito uma biografia dialógica e tinha me proposto uma dramaturgia resolvi recomeçar....
Após reescrever inseri a personagem Albert Einstein e suam múltipla forma de ser tantos em um . Ele foi dimensionado na dramaturgia por seus pares evocados da ciência e personagens de sua vida familiar e afetiva - tratados dramaturgicamente.
O personagem protagônico :uma unidade formada por três personagens cada qual representado por um ator em fases cronológicas distintas da vida do cientista ; em muitos momentos eles dialogam na cena entre si provocando um rompimento dramatúrgico com o teatro clássico aristotélico de ação contínua de começo, meio e fim. Seguindo a linha do Teatro Épico,a peça inicia com AE, aos 75 anos e finaliza com ele aos vinte e tantos anos, sendo que ao meio da peça é anunciada a sua morte.
A dramaturgia registrei no fim do a no de 2016 na Biblioteca Nacional.
Começamos os ensaios da peça LUZ EM EINSTEIN onde realizo a direção e produção geral no segundo semestre de 2016, mas os estudos sobre AE, datam de um ano antes. A estréia será
em Novembro de 2017.
Neste fim de semana realizamos um ensaio intensivo com a presença de dois atores que interpretam Einstein Bruno Leite , que veio de Sampa e Leon de Paula, o terceiro Einstein Nei Perin estava for da Ilha ...
Além do elenco a presença do arquiteto , cenógrafo e ator do Grupo PesquisaTeatro Novo GPTN/ DAC Marcio Tessmann que juntamente com o cenógrafo e arquiteto Marcos Carioni aasinam o projeto cenográfico. A equipe técnica conta ainda com Gabriel Fahdo que assina a sonoplastia e o áudio visual do espetáculo,o apoio de Daniel Martins como contra-regra. preparação corporal Mariana Lapolli e vocal Thaianna Volkamann Nakandakari, ambas atrizes no espetáculo.
O figurino a cargo do artista Atelier José Alfredo Beirão Filho e Edmundo Meira.
Importante ressaltar o apoio da Secretária de Cultura da UFSC Maria Borges e do Reitor Luiz Cancellier que sempre acreditaram neste nosso desafio de encenar no limiar da Arte e Ciência, experiência já desenvolvida pelo GPTN em As Luas de Galileu Galilei.
Este trabalho contou com a assessoria de pesquisa do astrofísico Adolfo Stotz Neto, presidente do GEA, Planetário da UFSC/CFH que proferiu algumas valiosas palestras ao GPTN e motivou que eu começasse a pesquisar a vida e a obra de Albert Einstein, tarefa que chegou a me tomar algumas vezes 15 horas dia... , usualmente entre 8- 9 horas ,período que levou dois anos .
A vida do prêmio Nobel da física o gênio Albert Einstein, que percebeu a unidade tempo-espaço e com sua teoria da Relatividade Geral impulsionou uma nova visão do ordenamento do universo, foi malgrado seu mau jeito com a fidelidade amorosa com suas mulheres um ser humano tão excepcional quanto sua genialidade ao ser um fiel propagador da cultura da Paz universal...ainda que para os mais desavisados tenha alguma responsabilidade sobre o projeto da Conexão Manhattan que resultou na nefasta bomba atômica...mas será indo ao teatro em Novembro...que todo este universo será revelado pela representação teatral.
Neste momento da montagem os atores ainda leêm o texto, enquanto fazemos marcações iniciais e desenvolvem a construção de suas personagens .
Elenco : NEI PERIN, BRUNO LEITE, LEON DE PAULA ( 3 idades de Albert Eisnstein)
Ivana Fossari, Julião Gularte, Mariana Lapolli, Thaianna Volkmann Nakandakari,Muriel Martins, Cristiano Cunha, Ana Paula Lemos, Roberto Moura, Valdir Silva, Lisandra Iwersen,Uziel Santana,Heitor Darós,Suélen Benincá,Marcelo Cidral,Viviana Bittencourte e Gustavo R.Gonçalves.
Texto e Direção Geral : Carmen L. Fossari
Fotos do ensaio ainda com texto... na busca das personagens
]
]
Nenhum comentário:
Postar um comentário