ENTRE ÍCONES DA ARTE BRASILEIRA.
Por Carmen Fossari (*)
A Primeira Missa do Brasil por Victor Meirelles – pintor catarinense
O Grito do Ipiranga p;or Pedro Américo –pintor paraibano
Por Carmen Fossari (*)
A Primeira Missa do Brasil por Victor Meirelles – pintor catarinense
O Grito do Ipiranga p;or Pedro Américo –pintor paraibano
Há um pensamento que vez e outra ganha a
mídia, com reprovação da maioria das pessoas e mesmo sem muito eco insiste no nefasto slogam “o sul é o meu
país”- Evidencia tal dito a desinformação sobre a nossa história e sob o viés da arte e
cultura traço um breve olhar , aliás mínimo ,face a imensidão do nosso chão brasileiro
de arte e cultura.
A construção da cultura de uma nação é sempre um somatório do modo de falar, fazer e criar sua
escritura diante da geografia
circundante. Um dos aspectos da cultura humana – e certamente o que mais trata
do universo onírico, mesmo que seja para trazer a tona o universo real : é a
arte.
A arte, por sua vez é do ponto de vista conceitual multifacetada por
linguagens, escolas- estilos , mas há ainda uma compreensão de que possa
ser popular e erudita. Tal divisão não seria tão nociva não viesse talhada por um consenso de
uma arte maior e uma arte menor, naquilo que pode valorar a sua importância.
Contraditoriamente quanto mais
for vivenciada a arte dita popular, mais
forte será. Assim, os poetas da literatura de cordel do estado da Paraíba, ao imprimirem artesanalmente e incluírem a
arte da xilogravura nas capas- dos cordéis, vendidos nas feiras livres e outros
espaços, conseguem através da poesia “cantarem a sua tribo” pois que os escritos tem ressonância na comunidade .
Os gregos (Séc.V aC ) “cantavam sua tribo” evocando nas suas peças a presença das figuras mitológicas; reverberavam a sua identidade macerada na construção
mítica / religiosa dos cidadãos .
O Brasil é repleto das manifestações ditas populares /folclóricas- eventos que se repetem num determinado
calendário, portanto previsível enquanto manifestação na forma/conteúdo (diferente
da arte , imprevisível –sem calendário e que se caracteriza por sua unicidade forma/conteúdo)
.
As manifestações folclóricas são
repletas de linguagens artísticas em suas estruturas .
Estabelecer critério valorativo entre a arte popular e erudita é tão
inconsistente quanto considerar uma cultura regional superior a outra.
O folguedo catarinense Boi de Mamão, resulta de várias artes : a música, o canto, do improvisador dos versos- o cantador,
do escultor que molda os animais do jogo e dos dançarinos. O Boi de mamão, à sua vez tem
outras representações no país como o Bumba
meu Boi, Boi Bumbá, Boi de Vara, Boi de Pano. Cada qual em sua natureza traz
elementos de arte ,ressalvando-se a
beleza dos bordados brilhantes do Boi Bumbá maranhense.
Outra variação da celebração da morte e ressureição do “boi” acontece no
Festival de Parintins, no Amazonas . Anualmente
, mês de Junho, na Ilha de Parintins um festival reúne em três noites 100 mil pessoas ,a linguagem da
arte explode em esculturas que atingem
até 26 metros de altura em plena Floresta amazônica. Ali a festa popular, dita folclórica é
construída sob a égide da Arte. No quesito música são compostas até 20 toadas
por Boi(vermelho/Boi Garantido e azul Boi Caprichoso.) na explosão de cor e movimento
há a presença indelével da cultura
indígena perpassada na criação artística do espetáculo.
A arte está presente
na maior manisfestação cultural , dita
popular do Brasil os desfiles das Escolas de Samba . Nascido o samba nas comunidades
afro-brasileiras. Uma Escola de Samba apresenta um enrêdo -a história que deve
ser contada e cantada através de alas e
dos carros alegóricos. A criação dos
figurinos , adereços e carros
alegóricos é realizada
coletivamente e resultam em obras de arte, perecível , talvez um dos motivos
que estimule tanto a criatividade –superar-se ano a ano. Os desfiles de
Escolas de Samba acontecem em muitos estados brasileiros , a saber:,PB,
ES,MG,RJ, SP,PR, SC, RS.
De origem portuguesa as Festas do
Divino - diferente dos Açores, adquirem no Brasil um caráter de status quo com luxuosos figurinos usados
pela “corte imperial” .
O Cacumbi, Ticumbi, Congada, manifestações
afro-brasileiras, mantém suas identidades étnicas através do sincretismo religioso .
A característica destas manifestações que ocorrem em várias regiões brasileiras
é a encenação :o jogo dramatico ,o duelo
das personagens. Como acontece nas Cavalhadas
em Goiás, com arte e dramaticidade.
Igualmente o Reisado, Pastoril, Maculelê, Maracatu Chegança, ainda
o Pau de Fitas o Kerb de origem alemã ou nossas mitológicas bruxas que se reúnem sob pedras e o mar
capturadas na mente do pesquisador e
artista Franklin Cascaes
O universo cultural brasileiro
absorve ainda a cultura do hemisfério
sul, cultura gaúcha. A arte de origem
indígena, a cestaria, a cerâmica e a plumária habitam esta nação
desde antes das caravelas aqui aportarem.
A arte brasileira ,dita erudita
,bebeu do nosso folclore- Volpi as
pinturas das bandeirolas juninas; Villa Lobos vide “trem caipira”,Mário de Andrade em Macunaíma as lendas indígenas ,
Oswald de Andrade ‘poesia Pau Brasil”e
tantos.
Retorna o pensamento que
impulsionou escrever este artigo , dois
ícones da pintura e da literatura brasileira
são ambos nascidos em
equidistantes regiões do Brasil o nordeste e o Sul : Paraíba e Santa Catarina , Victor
Meirellles , Pedro Américo, Cruz e Sousa
e Augusto dos Anjos
Este artigo poderia ter iniciado por Recife dos escultores
Brennam e Mestre Vitalino, ou pela Bahia do Jorge Amado, dos Afoxés , da Tropicália e ainda pela
poesia cearense de Patativa do Assaré
–tudo para evocar aspectos da arte e
cultura que forjam a pátria brasilis.
Victor Meirellles e
Pedro Américo, os mais importantes pintores do sécculo XIX, estudaram na Escola
de Belas Artes em Paris e estagiaram na Academia Imperial do Rio de Janeiro. Pintaram
quadros icônicos da História: Meirelles - o quadro A PRIMEIRA MISSA NO BRASIL e
Américo o quadro O GRITO DO IPIRANGA.
Na literatura os dois maiores
poetas Simbolistas do Brasil e sem exagero do mundo ocidental são o catarinense Cruz e Sousa e o paraibano Augusto dos Anjos.
A arte Brasileira é amalgamada na alma brasileira e isto a cultura o comprova, sem
divisões entre popular ,erudito,
nordeste ,sul, norte e sudeste .
Mergulhemos nesta dádiva da arte e
cultura brasileiras mesmo com toda a turbulência
política que atravessamos - a
nação brasileira é o povo todo unido ,não dividir, menos ainda separar, somar
sempre!
* Carmen
Fossari- poetisa, diretora de teatro,dramaturga e roteirista.Da Academia Catarinense
de Letras e Artes. Doutoranda do PPGEGC./UFSC
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