HISTÓRIA DO TEATRO
Apostila Parte :última
Por Carmen Fossari
Imagens colhidas da Internet
Apostila Parte :última
Por Carmen Fossari
Imagens colhidas da Internet
Teatro Livre: criado em 1887 - Paris
por Antoine. Encenou os mais importantes naturalistas europeus. O HOMEM tratado
cientificamente, na sua mais absoluta veracidade.
Berliner Ensamble: Teatro
Alemão, século XX, dirigido inicialmente por BERTOLT BRECHT, e após seu
falecimento por sua mulher HELENA WEIGEL. Atualmente contou com a participação
de HEINER MULLER, em sua direção
Heiner Müller Sucedeu
a direção ate o ano de sua morte em1995. Foi dramaturgo
e escritor alemão. Sua
carreira literária teve início quando o socialismo estava sendo construído na
República Democrática Alemã, o lado leste da já dividida Alemanha. Müller é
considerado um discípulo e seguidor da obra de BERTOLT
BRECHT.
Endereço para
ver a beleza da Obra de BRECHT ali encenada . acessar :
OUTRAS
CIAS:
TEATRO NEGRO DE PRAHA, CIA PHILLIPI GENTI,
KAROUBE, FURIA BALHS,ÓPERA DE PEQUIN,TEATRO DU SOLEIL,BREAD AND PUPPET.. e
tantos mais.
TEATRO DU SOLEIL. PARIS.
Teatro do Oprimido, Teatro Pobre, Teatro do
Absurdo, Teatro do Silêncio, Teatro Dialético e Teatro da Crueldade (ver FOLHA
GÊNEROS 2 / em anexo).
Adicionar legenda |
BOAL,
CRIADOR DO TEATRO DO OPRIMIDO
TEATRO
BRASILEIRO DE COMÉDIAS TBC
TEATRO DO ESTUDANTE
TEATRO DO CENTRO
POPULAR DE CULTURA DA UNIÃO NACIONAL DOS ESTUDANTES- movimento teatral nacional, fazendo a arte sair
das universidades e chegarem
tanto nos campos como nas cidades CPC da
UNE.
GRUPO OPINIÃO
TEATRO DE ARENA
TEATRO OFICINA
TEATRO DE BONECOS DE ALVARO APOCALYPSE
TEATRO USYNA DE ZÉ CELSO OFICINA
B) ALGUNS GRUPOS DE TEATRO EM SANTA CATARINA:
GRUPO DE TEATRO DE DEODÓSIO ORTIGA (
DÉCADA DE 50)
TECA ( Teatro do Estudante de SC,
década de 70, direção de Sérgio Lino)
TEATRO GALPÃO ( Década de 80, 90, Teatro Infantil)
TEATRAL NÓS, infantil de Luis Alves
da Silva décadas 80 e 90
TEUFSC (experimental da UFSC, década
de 70)
GRUPO ARMAÇÃO FPOLIS
GRUPO NÃO AMASSA ESSE PÃO DE LÓ (
Joinvile. Direção Borges de Garuva, década de 80)
\NUTE (DIREÇÃO Alexandre Vanera – Blumenau)
PESQUISA TEATRO NOVO-UFSC (Direção
Carmen Fossari)
GRUPO DROMEDÁRIO LOQUAZ ( Direção de
ISNARD AZEVEDO, Ator ADEMIR ROSA, hoje
Sulanger Bavaresco)
TEATRO SIM PORQUE NÃO
D ) TEATRO POEMA
Por Carmen L. Fossari
I
NASCIMENTO DO TEATRO, FESTIVAIS DA PRIMAVERA
AS GRANDES DIONISÍACAS, ENCONTROS
CORO, MÁCARAS, MULTIDÕES
PARÁFASE
TRAGÉDIA, COMÉDIA.
ARISTÓTELES, POÉTICA
CIRCO, SANGUE
ALEGRIA TRISTEZA.
Por Carmen L. Fossari
I
NASCIMENTO DO TEATRO, FESTIVAIS DA PRIMAVERA
AS GRANDES DIONISÍACAS, ENCONTROS
CORO, MÁCARAS, MULTIDÕES
PARÁFASE
TRAGÉDIA, COMÉDIA.
ARISTÓTELES, POÉTICA
CIRCO, SANGUE
ALEGRIA TRISTEZA.
II
NÃO
MAIS TEATROS DE ARENA
O SANGUE DOS GLADIADORES
OS CARROÇÕES DE VILA EM VILA
DANÇA, MUSICA TEATRO.
DO OUTRO LADO DO RIO,
PALÁCIOS, COMPANHIAS AVERBADAS
NA NOBREZA.
MECENAS.
ULTRAPASSANDO OS CÓDIGOS
DOS ENGALANADOS PATROCINADORES
LIBERDADE DO PENSAMENTO
TEXTOS FUNDAMENTAIS
O SANGUE DOS GLADIADORES
OS CARROÇÕES DE VILA EM VILA
DANÇA, MUSICA TEATRO.
DO OUTRO LADO DO RIO,
PALÁCIOS, COMPANHIAS AVERBADAS
NA NOBREZA.
MECENAS.
ULTRAPASSANDO OS CÓDIGOS
DOS ENGALANADOS PATROCINADORES
LIBERDADE DO PENSAMENTO
TEXTOS FUNDAMENTAIS
III
TEATRO NAS VILAS CAMPESINAS
FEIRAS LIVRES
TEATRO NAS VILAS CAMPESINAS
FEIRAS LIVRES
O
CRISTIANISMO DO OCIDENTE
OS CICLOS E OS AUTOS DE SANTOS, DE NATAL.
ATORES ATRIZES COMPANHIAS.
DEPOIS, A LIBERDADE DOS TEMAS.
A MEIA MÁCARA DE ARLEQUINOS
ENTRE “INAMORATTOS”.
IMPROVISAÇÕES, ”CONOVACCIOS”
RETORNO AOS TEXTOS.
A DRAMATURGIA RENASCIDA.
OS CICLOS E OS AUTOS DE SANTOS, DE NATAL.
ATORES ATRIZES COMPANHIAS.
DEPOIS, A LIBERDADE DOS TEMAS.
A MEIA MÁCARA DE ARLEQUINOS
ENTRE “INAMORATTOS”.
IMPROVISAÇÕES, ”CONOVACCIOS”
RETORNO AOS TEXTOS.
A DRAMATURGIA RENASCIDA.
IV
O DRAMA
O DRAMA
POÉTICA
DO PREFÁCIO
DE
VICTOR HUGO.
O INCONSCIENTE
AS EXPERIENCIAS DO ATOR
METODOS, PALCOS DESMONTADOS
TODOS OS ESPAÇOS
A RUA É O PALCO
V
A LUZ ELÉTRICA, AS ENCENAÇÕES
O REALISMO
A DIALÉTICA NA CENA
O CAPITALISMO NO MUNDO
O ÉPICO, DO BRECHT
O NIHILSMO, O ABSURDO
O ANTROPOLÓGICO
OS ORIENTAIS
OS BONECOS
AS MARIONETES
O INCONSCIENTE
AS EXPERIENCIAS DO ATOR
METODOS, PALCOS DESMONTADOS
TODOS OS ESPAÇOS
A RUA É O PALCO
V
A LUZ ELÉTRICA, AS ENCENAÇÕES
O REALISMO
A DIALÉTICA NA CENA
O CAPITALISMO NO MUNDO
O ÉPICO, DO BRECHT
O NIHILSMO, O ABSURDO
O ANTROPOLÓGICO
OS ORIENTAIS
OS BONECOS
AS MARIONETES
A
CAIXA DE PALCO A SONOPLASTIA
A PRODUÇÃO
A FALTA DE VERBAS..
A PRODUÇÃO
A FALTA DE VERBAS..
VI
O CINEMA...
A RÁDIO NOVELA MATOU O TEATRO!
A TELEVISÃO MATOU O RÁDIO, QUE MATOU O TEATRO, QUE MATOU O CIRCO
QUE O RÁDIO FICOU, O TEATRO RESPIROU, O CIRCO RECICLOU.
O TEATRO NA RUA, O TEATRO DAS EXPERIÊNCIAS
A
INTERNET QUE MATOU O RÁDIO, QUE MATOU A TV QUE O TEATRO MORREU.
MORREU COMO A GENTE, QUE MORRE CADA DIA PARA RENASCER
PARA QUE A VIDA SEJA INTENSA E DESAFIANTE
COMO A TECNOLOGIA QUE TAMBÉM BEIJA A CENA
CONTEMPORÂNEA
MORREU COMO A GENTE, QUE MORRE CADA DIA PARA RENASCER
PARA QUE A VIDA SEJA INTENSA E DESAFIANTE
COMO A TECNOLOGIA QUE TAMBÉM BEIJA A CENA
CONTEMPORÂNEA
COMO
UM ATO, COMO UM FATO ÚNICO
COMO O TEATRO SEMPRE RENASCIDO, APREENDENDO SONS, MOVIMENTOS, LINGUAGENS
LABORATÓRIO DOS CÓDIGOS INDECIFRÁVEIS E CONHECIDOS
DOS SERES HUMANOS
COMO A MAIS ÓBVIA E BELA FLOR: SEMPRE VIVA, SEMPRE VIVO!
COMO O TEATRO SEMPRE RENASCIDO, APREENDENDO SONS, MOVIMENTOS, LINGUAGENS
LABORATÓRIO DOS CÓDIGOS INDECIFRÁVEIS E CONHECIDOS
DOS SERES HUMANOS
COMO A MAIS ÓBVIA E BELA FLOR: SEMPRE VIVA, SEMPRE VIVO!
3. REFERÊNCIAS
BIBLIOGRÁFICAS:
ROSENFELD,
Anatol. Teatro Alemão. Esboço
Histórico, Brasiliense, 1968.
HAUSER, A. História Social da Literatura e da Arte.
Mestre Jou, 2o TOMO.
DUVIGNAUD, Jean.
Sociologia del Teatro. Fondo de Cultura Económica. México.
REVERBEL, Olga. Teatro. Lpm.
BENTLEY, Eric. A Experiência Viva do Teatro. Zahar Editores. 1967.
The Concise Oxford Companiuon to the THATRE. Edited by Phyllis Hartnoll. New York.
FO,Dario,
Manual Mínimo do Ator.
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