História do Teatro
Carmen Fossari
Apostila
postagem número
As imagens são colhidas na Internet
A)
APÊNDICES ALGUMAS CIAS E GRUPOS NO MUNDO
B)
ALGUMAS CIAS E GRUPOS NO MUNDO
COMÉDIA FRANCESA: Edifício criado a
partir do ano de 1680, por ordem de Luís XIV. Até hoje exerce importante
influência na Cultura Francesa. São 2560 peças. Ali representam-se os clássicos
franceses: Moliére, Corneille, Racine.
MEININGER : Cia. de Teatro:
fundada pelo Duque de Meininger entre
Stanislavski,
encenou peças Naturalistas e Realistas com influência em Meininger. O êxito da
peça GAIVOTA de Tchekov, que sob a direção de Stanislavski, reuniu uma equipe
de atores excelentes, consolidou a linha dramática do Novo Teatro. Tchekov,
Gorki e Tolstoi contribuíram sucessivamente, para consolidar o 1870 e 1890, na
cidade Alemã de mesmo nome. Eles resgataram o enunciado de Goethe: "A
necessidade de uma concentração cênica, isto é, de uma interpretação
precisa". Stanislavski se
inspiraria em vários enunciados dos Meininger.
TEATRO DE ARTE: DE ARTE DE MOSCOU,
fundado em 1887 por estilo característico de Teatro de Arte de Moscou. Palco do
Teatro Realista que retratou a decadência da sociedade aristocrática Russa e a transição ao novo regime instaurado
. Espaço em que grandes dramaturgos tiveram suas obras ali representadas Máximo
Gorki,,Nicholai GOGOL
STANISLAVSKI áli
desenvolve seu método de Interpretação
STANISLAVSKI AO CENTRO
Transcrição da web
STNISLAVSKI E A CRIAÇÃO DO TEATRO DE ARTE DE MOSCOU
STNISLAVSKI E A CRIAÇÃO DO TEATRO DE ARTE DE MOSCOU
http://jconline.ne10.uol.com.br/canal/cultura/artes-cenicas/noticia/2013/01/17/
Como descreve o
crítico de teatro brasileiro, de origem moldava, Jacó Guinsburg no livroStanislávski e o Teatro de Arte de Moscou(Perspectiva),
no dia da estreia, o TAM reunia “um elenco de 39 atores (23 homens e 16
mulheres, entre 20 e 23 anos), além do pintor Símov, do maquiador Gremislavski
e do corpo técnico e administrativo”. O espaço era um teatro improvisado, no
qual começaram os ensaios no dia 14 de junho.
A metodologia,
presente até hoje no TAM, mergulhava num estudo meticuloso dos espetáculos e da
dramaturgia. Entre obras clássicas de nomes como Shakespeare e Sófocles, os
atores passavam a uma criação biográfica de seus papéis com exploração das
lembranças. “Ele queria uma coisa que desse precisão ao trabalho do ator. Sem
essa coisa do ‘santo baixar’, do improviso pelo improviso. Ele queria que o
ator destrinchasse o personagem e fosse capaz de assumir paulatinamente aquele
ser” explica o ator, professor e encenador Antonio Cadengue. A metodologia
também exigia um ator preparado culturalmente e formava artistas que se
debruçavam no estudo de informações e da literatura que dariam base aos seus
personagens.
Em 1904,
Stanislávski havia trabalhado sobre uma trilogia de obras de Maeterlinck, numa
época em que o simbolismo começava a se estabelecer como um dos fatores
determinantes da vida teatral russa. O diretor inaugurou o primeiro estúdio do
TAM em 1912, para difundir o trabalho de experimentação da preparação dos
artistas. Um discípulo e aluno do Teatro de Arte de Moscou foi Eugênio Kusnet,
diretor importante do Teatro Arena de São Paulo.
TEATRO DE ARTE DE MOSCOU
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