quinta-feira, outubro 02, 2014

HISTÓRIA DO TEATRO Apostila . APÊNDICES ALGUMAS CIAS E GRUPOS NO MUNDO



História do Teatro
 Carmen  Fossari
Apostila 
 postagem número


As imagens são colhidas na Internet


                          



A)    APÊNDICES ALGUMAS  CIAS E GRUPOS NO MUNDO

B)    ALGUMAS  CIAS E GRUPOS NO MUNDO
COMÉDIA FRANCESA: Edifício criado a partir do ano de 1680, por ordem de Luís XIV. Até hoje exerce importante influência na Cultura Francesa. São 2560 peças. Ali representam-se os clássicos franceses: Moliére, Corneille, Racine.




MEININGER : Cia. de Teatro: fundada pelo Duque de Meininger entre
Stanislavski, encenou peças Naturalistas e Realistas com influência em Meininger. O êxito da peça GAIVOTA de Tchekov, que sob a direção de Stanislavski, reuniu uma equipe de atores excelentes, consolidou a linha dramática do Novo Teatro. Tchekov, Gorki e Tolstoi contribuíram sucessivamente, para consolidar o 1870 e 1890, na cidade Alemã de mesmo nome. Eles resgataram o enunciado de Goethe: "A necessidade de uma concentração cênica, isto é, de uma interpretação precisa". Stanislavski se inspiraria em vários enunciados dos Meininger.

TEATRO DE ARTE: DE ARTE DE MOSCOU, fundado em 1887 por estilo característico de Teatro de Arte de Moscou. Palco do Teatro Realista que retratou a decadência da sociedade aristocrática  Russa e a transição ao novo regime instaurado . Espaço em que grandes dramaturgos tiveram suas obras ali representadas Máximo Gorki,,Nicholai GOGOL
STANISLAVSKI áli desenvolve seu método de Interpretação





                                          STANISLAVSKI  AO CENTRO


  Transcrição da web 

STNISLAVSKI E A CRIAÇÃO DO TEATRO DE ARTE DE MOSCOU
http://jconline.ne10.uol.com.br/canal/cultura/artes-cenicas/noticia/2013/01/17/
Como descreve o crítico de teatro brasileiro, de origem moldava, Jacó Guinsburg no livroStanislávski e o Teatro de Arte de Moscou(Perspectiva), no dia da estreia, o TAM reunia “um elenco de 39 atores (23 homens e 16 mulheres, entre 20 e 23 anos), além do pintor Símov, do maquiador Gremislavski e do corpo técnico e administrativo”. O espaço era um teatro improvisado, no qual começaram os ensaios no dia 14 de junho.
A metodologia, presente até hoje no TAM, mergulhava num estudo meticuloso dos espetáculos e da dramaturgia. Entre obras clássicas de nomes como Shakespeare e Sófocles, os atores passavam a uma criação biográfica de seus papéis com exploração das lembranças. “Ele queria uma coisa que desse precisão ao trabalho do ator. Sem essa coisa do ‘santo baixar’, do improviso pelo improviso. Ele queria que o ator destrinchasse o personagem e fosse capaz de assumir paulatinamente aquele ser” explica o ator, professor e encenador Antonio Cadengue. A metodologia também exigia um ator preparado culturalmente e formava artistas que se debruçavam no estudo de informações e da literatura que dariam base aos seus personagens.
Em 1904, Stanislávski havia trabalhado sobre uma trilogia de obras de Maeterlinck, numa época em que o simbolismo começava a se estabelecer como um dos fatores determinantes da vida teatral russa. O diretor inaugurou o primeiro estúdio do TAM em 1912, para difundir o trabalho de experimentação da preparação dos artistas. Um discípulo e aluno do Teatro de Arte de Moscou foi Eugênio Kusnet, diretor importante do Teatro Arena de São Paulo.




            


                                               TEATRO DE ARTE DE MOSCOU
 


                                              

Nenhum comentário: