domingo, março 01, 2009

Um CIRCO MAMBEMBE tipo, Pano de Roda, pertencente à família de DINO SANTANA, fincou estaca e armou a pequena lona em um terreno ao lado da casa do JOÃO BATISTA. Este episódio foi narrado pelo comediante DEDÉ SANTANA, grande amigo e colega de Arte do BETO e irmão do DINO. (DINO SANTANA,acompanhou BETO , quando ele comprou o seu PRIMEIRO CIRCO).
Aquele CIRCO repleto de artistas tinha dificuldades de se manter e mesmo de se deslocar permaneceu por meses.
A eletricidade utilizada tanto no Circo quanto nos trailers dos artistas era “cedida” pelo pai do então menino o Senhor ALEXANDRE MURAD.
Poucos dias após a instalação do Circo além do fornecimento da eletricidade, a alimentação dos artistas também passou a ser ofertada pelo Senhor ALEXANDRE. Considerando que, a “praça” tinha fraca bilheteria, embora os artistas fossem de excelente qualidade artística, Ele, uma pessoa muito estimada na comunidade, não deixaria os artistas vizinhos passarem fome. E aquela alegria o contagiava, bem como aos seus filhos, que usualmente o ajudavam na faina diária com sua carroça a fazer carretos entre a comunidade rural e a cidade ao entorno.
De ver e conviver diariamente com o circo, conhecer e acompanhar os ensaios dos Artistas, de sentir que o seu amor pelos cavalos agora era ampliado aos animais existentes no circo, o menino JOÃO BATISTA começou a acalentar um sonho, quando adulto iria ser Artista de Circo.
Não sabia ele que “MAKTUB” (expressão árabe, que significa: ESTAVA ESCRITO) viria não só trabalhar em circos, como administrar e ter mais de seis grandes circos, que realizariam itinerantes temporadas pelo Brasil e América do Sul. E mais que isto, na qualidade de empresário que também se transformou,iria idealizar e criar um mundo onde abraçaria aos artistas mambembes incentivaria as pessoas do povo, qualificando-as a que também se transformassem em artistas (como o fez com centenas de habitantes da região de pescadores, no litoral norte de Santa Catarina) e que viria somar em sua vida tantos feitos, até que ele mesmo se transformaria em um PERSONAGEM.
Um artista dos seus próprios Circos, também da Televisão, e do Cinema. Sem esquecermos que iniciou a vida artística no Rádio. Um personagem Herói de crianças e adultos, já em vida uma lenda.
O empreendedor de absoluto êxito nunca se esqueceu do menino sonhador. Este continuaria a viver por toda a sua vida, mesmo adulto , mas dividiria uma parte de seu ser com o Empresário , aquele que ao universo da razão faria todos os seus sonhos uma meta a ser alcançada a brevidade, para os visualizar no plano da realidade.Teria ao seu lado o irmão ANDRÉ.Talvez o que deixou os pés no chão, para auxiliar o irmão JOÃO BATISTA voar.
MAKTUB, a presença de um irmão que impulsione os sonhos à realidade, há um similar na História de vida do Primeiro Criador de um Parque de Diversão TEMÁTICO, o desenhista genial WALT DISNEY. Walt Disney como o BETO, teve um irmão que alavancava os tramites dos seus sonhos e projetos à sua efetivação.
Dentre os muitos sonhos do JOÃO BATISTA, o mais audaz foi transformar uma área “pantanosa” imensa, ao litoral norte de Santa Catarina no município de Penha num grande PARQUE ECOLÓGICO cercado de SETE ILHAS irrigadas, aonde criaria peixes que alimentariam parte de seu JARDIM ZOOLÓGICO também situado dentro deste PARQUE, que voltearia um imenso PARQUE DE DIVERSÕES, e onde haveria SHOWS, TEATRO, CINEMA, aonde ele manteria um HORTO FLORESTAL, onde construiria CASTELOS, CENTRO DE PRIMATOLOGIA. e ainda um elenco de Sonhos como uma cascata.Um Sonho sendo construído e outros sendo projetados; um a impulsionar outro já que não havia limites à imaginação fértil na alma empreendedora dele um obstinado!
Na área do LAZER E TURISMO o seu PARQUE MULTITEMÁTICO recebe em torno de um milhão de visitantes ao ano, movimentando uma ampla e complexa cadeia de
Infra estrutura que gerou empregos e desenvolvimento sustentável ao entorno. E ainda a possibilidade de fazer milhares de pessoas adentrarem ao Mundo da fantasia que alimenta os sonhos.
JOÃO BATISTA de profundos olhos negros e um sorriso escancarado para a vida estampado em seu rosto, que na infância além do CIRCO, amava as sessões de CINEMA a época JOHN WAYNE e ZORRO, heróis de naturezas distintas, num determinado momento de sua vida adulta SÉRGIO MURAD, cria um Personagem HERÓI e se torna criador e criatura: BETO CARRERO.
Numa entrevista concedida para a equipe da ESCOLA DE SAMBA PROTEGIDOS DA PRINCESA, um dos grandes amigos do BETO CARRERO o roteirista, diretor, poeta HILTON FRANCO dedicou uma parte da mesma para pontuar a inspiração do nome do CARRERO.
Narrou com detalhes à infância do menino que acompanhava o pai ALEXANDRE MURAD, dono de uma carreta de tração animal, a qual conduzia pelas estradas de chão batido, realizando os “carretos” para a comunidade e dali obtendo o sustento dos filhos. Pela natureza de seu trabalho era por toda região conhecido como CARRERO.

Nenhum comentário: