domingo, março 01, 2009

Ao acrescentarmos a cidadania ao nome próprio, estamos referendando o maior orgulho do nosso homenageado, de ter feito toda sua obra artística e empresarial de forma GENUINAMNETE BRASILEIRA.
Passado um ano que JOÃO BATISTA SERGIO MURAD ficou encantado, e nos deixou em saudades, o sabemos em sua obra Presente, suscitando nas pessoas que é preciso acreditar e realizar, sem medo, com coragem, determinação e alegria.
O carnaval é a festa onde celebramos coletivamente a vida. É no ritual dançante e demarcado pelo Samba que se contam histórias e lendas ,onde as alegorias criam cenários, animações , nos permitimos brincar de sermos outras personagens vestindo fantasias, e colorindo a AVENIDA DO SAMBA com nuvens de purpurinas.
A arte que está impregnada em um desfie de Escola de Samba no carnaval do Brasil fez com que ele se transformasse numa das maiores festas populares do mundo.
A ESCOLA DE SAMBA PROTEGIDOS DA PRINCESA, é uma das mais antigas do Brasil e igualmente a mais premiada e enquanto festeja 60 anos de sua criação, sabe o quanto representaram as primeiras participações no carnaval de Florianópolis e o quanto ela com suas co-irmãs foram determinantes na valorização da expressão cultural e artísticas advindas da herança étnica das Áfricas tatuadas na cultura plural brasileira.
O samba é a batida que ecoa o som do ventre da terra e traduz sentimentos. O ritmo do samba conclama ao coletivo à vida, ao Sonho e a Alegria.
No caso específico da “PRINCESA”, ela foi fundada por Libânio (Boaventura Libânio da Silva, Ìbio Rosa e Sílvio Serafim da Luz, dia 18 de outubro de 1948. Participantes de um Bloco que desfilava em Florianópolis vestidos de Índios denominados BORORÓS) e neste ano que completa seu aniversário 60, homenageia Beto “Brasileiro” Carrero, cuja ascendência familiar libanesa permite nossa rima na parte inicial do enredo: DOS FILHOS DO LIBÂNIO AOS FILHOS DO LÍBANO.
DO MENINO POBRE AO ARTISTA
JOÃO BATISTA SÉRGIO MURAD nasceu numa família de imigrantes de origem Libanesa, em São José do Rio Preto, São Paulo, no dia 9 de Setembro de 1937.
Os imigrantes Libaneses assim como a maioria dos imigrantes que compõem a multicultural formação do povo brasileiro, chegaram ao Brasil no momento que vivenciavam em sua terra mãe, um difícil momento político e econômico. Movidos
pela esperança de melhores oportunidades chegaram os Sírios-Libaneses.
Na sua infância de Menino Pobre, no interior de São José do Rio Preto, JOÃO BATISTA viveu uma experiência que marcaria toda sua vida e o transformaria mais tarde em ARTISTA.

Nenhum comentário: