domingo, março 01, 2009

I PARTE
DOS FILHOS DO LIBANO AOS FILHOS DE LIBÂNIO

COMISSÃO DE FRENTE
SALTIMBANCOS, CORAÇÃO DOS SONHOS: ONTEM E HOJE


COMISSÃO DE FRENTE virá como uma trupe de artistas mambembes, estes mesmo que perambulam A nas feiras livres, nos vilarejos distantes levando ao distante público o sonho e a arte, virá adjunto um CARROÇÃO MABEMBE, lembrando os artistas que perambulam de vila em vila, cidade em cidade, desde faz muitos séculos.
A Comissão de Frente irá se apresentar numa evolução que fará uso de objetos cenográficos de impacto, agregados ao meio da evolução de sua apresentação através de coreografias. Instaurar o impacto e provocar a imaginação e alegria na grande festa que fará na avenida é o que anuncia a evolução da COMISSÃO DE FRENTE ao se apresentar ao Público e aos Jurados.
A transformação do CARROÇÃO MAMBEMBE, em espaço de hábeis contorcionistas
Instaura na apresentação da PRINCESA o tema de seu desfile, o sonho que a arte produz nas pessoas.
Os artistas bailarinos e contorcionistas abrem o desfile da PRINCESA, com uma apresentação coreográfica que estabelece dois momentos no intuito de convidar ao público ingressar ao mundo mágico da arte e da alegria.

1º CASAL DE MESTRE SALA E PORTA BANDEIRAS
BRASÃO DA FAMILIA MURAD


ABRE ALAS

Como é tradição da nossa PRINCESA no ano de seu aniversário de 60 anos, mantemos a nossa tradição e iniciamos o nosso desfile trazendo no nosso ABRE ALAS o Símbolo tão importante quanto o PAVILHÃO para a comunidade VERDE e VERMELHA: COROA DA PRINCESA.
Este SÍMBOLO inicialmente no intuito de homenagear a Princesa Isabel, pelo decreto
Abolicionista por ela assinado, com o passar do tempo adquire um novo sentido, de igualmente valorar a cultura de luta e alegria dos afro-descendentes, nominando a ESCOLA como ela mesma sendo a PRINCESA, PRINCESA DO SAMBA, PRINCESA DA ILHA.
Este ABREALAS entrará na avenida ladeado de uma ALEGORIA sugerindo um templo de ARQUITETURA ÁRABE, e puxada por dois grandes TIGRES BRANCOS, ao plano de fundo a escultura de um ÁRABE. A junção dos elementos traduzem o conceito do enredo , especialmente a parte inicial que fala sobre um filho de imigrante Libanês, homenageado pelos filhos de Libânio, metáfora aos que hoje compõem a ESCOLA criada por Libânio , o homenageado amava os animais, tinha um como PARTNER de seu personagem, e criou um imenso ZOOLÓGICO, por isto os TIGRES BRANCOS no ABRE ALAS. A escultura de um ARABE uma referencia a miscigenação do povo brasileiro e a importância cultural que nos legaram os árabes.
Ainda um detalhe os dois únicos TIGRES BRANCOS em solo brasileiro foram por ele trazidos.

CIDADÃ SAMBA-

O figurino da CIDADÃ SAMBA é inspirado na “DANÇA DOS SETE VÉUS” manifestação de origem Árabe, que chegou ao Brasil através dos imigrantes Sírios Libaneses.
Esta Dança é do universo feminino, dos rituais árabes antigos, cujo objetivo resulta em despertar a força interior a cada véu que é suprimido.
CIDADÃO SAMBA
/
O figurino do CIDADÃO SAMBA é inspirado nas lendas árabes, Personagem ALADIM
Personagem da cultura Síria- Libanesa, cujo nome significa “nobreza da fé”. Além de ser um personagem cuja representação em fantasias é muito usada nos carnavais do sul do Brasil e certamente em muitos Carnavais nestes 60 anos de sambada Princesa.

MADRINHA DE BATERIA-
A madrinha da bateria virá com as cores da escola. As três cores da Princesa: VERDE, VERMELHO E BRANCO, verde das matas, o vermelho que pulsa vida contornada pelo branco da paz são também as três cores da bandeira do Líbano, que traz incrustada a imagem de uma árvore de cedro, símbolo do país.

BATERIA- CAVALEIROS DE EXCALIBUR.
“OS HEROIS “LUTAM”, A BATERIA ‘BATUTA” JUSTIÇA E ALEGRIA.


A bateria é coração, onde pulsa todo corpo da escola. Cadencia do ritmo que explode Tudo é som, movimento e cor. Neste momento, quando adentra na Passarela a BATERIA ,o país de todos é o Samba. O Samba como um Sonho Coletivo, de Alegria e Justiça. Este foi um dos sonhos do Beto “Brasileiro” Carrero. Tão logo implantou em terras catarinenses sua inicial FAZENDA BETO CARRERO,seguida do nome BETO CARREO WORLD Idealizou uma encenação denominada EXCALIBUR que revive as lendas do Rei Arthur e os CAVALEIROS DA TAVOLA REDONDA suscitando a luta pela Justiça estabelecida entre os CAVALEIROS DA TÁVOLA REDONDA DE REI ARTHUR, e se tornando um marco pelo ideal da ESPADA DA JUSTIÇA universal.

2ª ALA. A LUA DE NASRUDIN
A língua portuguesa tem uma importante contribuição da árabe, faz sete séculos, desde Portugal quer quando dominado pelos Árabes, quer dominando regiões árabes quando Império. A língua portuguesa recebeu dos Árabes uma grande contribuição.
Estima-se que no Brasil hoje vivam 12 milhões de árabes e descendentes radicados no Brasil. Mas são nas Lendas e Mitos que encontramos o personagem NASRUDIM, filósofo e poeta, cujo pensamento e humor traduzem o sentido do desfile da nossa ESCOLA DE SAMBA em sua homenagem ao BETO CARRERO, de tal maneira que pensamos que NASRUDIN também morava na alma do SÉRGIO MURAD. Esta Ala é inspirada num dizer de NARUDIN: “a lua é mais útil que o sol”.
- "Por que, NASRUDIN"?
- "Precisamos de mais luz durante a noite que durante o dia".

3ª ALA. A CORTE DE DOM JOÃO VIU CHEGA AO BRASIL E SE HOSPEDA NA RESIDENCIA DE UM LIBANÊS

Muito antes do grande ciclo imigratório dos Libaneses ao Brasil, há registro da presença deles, e quando no ano de 1808 a corte de Dom João VI chegou ao Rio de Janeiro, foi na residência do imigrante Libanês Anutn Elias Lubbos, codinome Antonio Lopes, que ela se hospedou, ao menos uma parte da Família Real Portuguesa.

4ª ALA OVINOCULTURA UMA DAS PRIMEIRAS ATIVIDADES DOS PRIMEIROS LIBANESES NO BRASIL.
Os primeiros imigrantes libaneses que chegaram ao Brasil e ficaram radicados no Rio de Janeiro, trabalharam no comércio e na Ovinocultura criavam carneiros e ovelhas. Dentre eles há o registro ANUTN ELIAS LUBBOS. Ele quem cedeu a sua casa para a Família Real Portuguesa.A edificação hoje é onde está a( museu?) QUINTA DA BOA VISTA,no Rio de Janeiro
Esta atividade da criação de CARNEIROS e ovelhas igualmente foi cultivada pelo SÉRGIO MURAD, com objetivo de encantar crianças e adultos ao mundo animal. Pela mansidão desta espécie são também símbolo da JUSTIÇA .Por este motivo ao figurino das ovelhas e carneiros virá uma faixa verde e vermelha,pelo simbolismo tanto da justiça quanto do afeto, pelas cores do Líbano e dos Filhos de Libânio.

5ª ALA. OS LIBANESES RECEBEM A VISITA DE DOM PEDRO II

Em 1876, Dom Pedro visita o Líbano. Dom Pedro que já tinha boas referências familiares sobre a dedicação ao trabalho e afetividade dos imigrantes Libaneses, realizou uma viajem com objetivo de estimular a vinda de imigrantes, pois ao momento a viviam os efeitos devastadores da guerra Otomana. Esta ala vem representada como se fossem as imagens de fotografias antigas, uma vez que
Dom Pedro II foi um excelente fotógrafo. Sobre sua visita ao Líbano, a sua comitiva integrava 200 pessoas, além da esposa D. Tereza Christina Maria integrava a comitiva Barões, Viscondes, Damas.
Pedro II era um grande admirador da literatura e da cultura árabe, chegando mesmo a conhecer a língua árabe quando estudou no Brasil com um arabista alemão.
Entre os dias 11 a 15 de Novembro, visitou os espaços históricos , quando chegou a Cordilheira do Monte Líbano, encontrou com agricultores e lhes falou da terra do Brasil, uma terra nova, onde já viviam libaneses e que os receberia com atenção e que aqui com trabalho seriam prósperos.

6ªALA. MASCATES, OS TURCOS QUE NÃO ERAM TURCOS

Os libaneses que imigraram massivamente ao Brasil entre 1880 a 1920 trabalharam em várias atividades, contudo coincidindo com o início das fábricas em solo brasileiro, se tornaram MASCATES, ou Caixeiros Viajantes oferecendo aos mais recônditos lugares mercadorias. Estes comerciantes “mambembes” eram reconhecidos pelo povo brasileiro como sendo “Turcos”. Exatamente tudo o que não desejariam ser, pois o que motivava a imigração massiva era a guerra provocada pelos Otomanos.
Foram comerciantes, mascates, hoje estão em todas as profissões, Cientistas, Médicos, Comerciantes, Poetas a exemplo também da etnia dos Afros descendentes, embora com historias diversas.

Nenhum comentário: