quinta-feira, fevereiro 26, 2009

um enrêdo, original

Neste Blog vou postar, a fim de registrar meu processo litertário qual a concepção que desenvolvi de enredo para o Carnaval de 2009.Não objetivo polemizar, apenas resgatar meu trababalho como 'pesquisadora e alguém que ´percorre a mais de duas décadas os caminhos do carnaval da Ilha de Nossa Senhora do Desterro.

Talvez um ponto conflitante e este sim ,registro é que eu Carmen Fossari, jamais , mas é jamais mesmom, assinaria de vontade própria uma bateria de escola de samba, que ao homenagear Beto Carrero, viesse com o figurino de ZORRO!
Não só por minha natural aversão ao dominio e influeêcia norte americana no país , mas também em coerência a pessoa homenageada ,cujo maior orgulho era justamente o de ter criado sua obra com recursos nacionais e ser totalmente brasileiroo capital ao entorno, embora Beto Carrero,não negasse as várias influencias dos espaços de diversão do mundo todo, ja´que foi um eximio estudioso antes e depois de conceber seu Mundo Mágico.
Me sinto aliviada, passado o carnaval poder dizer isto , fato que o fiz anteriormente apenas a nivel interno diante da diretoria pois também sei que uma Escola de Samba, é o resultado da vontade de muitos especialmente da diretora e carnvalesco, e isto aqui em floripa, no RJ, São Paulo ou Laguna.E que decisão tomada, nenhum argumento é o suficiente.A bateria que havia idealizado tinha um nome: EXACALIBUR! a eterna luta de justiça, presentes não só como atração no mundo do Beto Carrero, como numa frase mágica, colocada pelo querido Beto Carrero em uma das baias de seu Parque.
continua...

2 comentários:

Renata (impermeável a) disse...

como uma expectadora do carnaval, acho que sempre o que faz sentido nas escolas de samba, bateria,
o resto é adorno!

CARMEN FOSSARI disse...

Oi Renata
Primeiro quero agradecer sua vinda ao Armazem, fui visitar seu Blog Impermeável e gostei muito,ele é totalmente permeável a construção humana dos saberes que expressam as emoções em seus códigos e linguagens.
No geral vc está coberta de razão,a Bateria é sim o coração de uma escola, mas não só senão seria Música e é ópera popular, cujo texto-libreto, é o enredo, e discutir os significados dos desfiles desde o enredo é também cosntruirmos nossa cultura, naquilo que pensamento pode clarificar e se retroalimentar em arte pipular vibrante!
Obrigada, vida longa ao belo IMPERMEÁVEL,e ao nosso carnaval.
bjim
carmen