Neste Blog vou postar, a fim de registrar meu processo litertário qual a concepção  que  desenvolvi de enredo para o Carnaval de 2009.Não objetivo  polemizar, apenas resgatar meu trababalho como 'pesquisadora e alguém que ´percorre  a mais de duas décadas os caminhos  do carnaval da Ilha de Nossa Senhora do Desterro.
Talvez um ponto conflitante e este sim ,registro é que eu Carmen Fossari, jamais  , mas é jamais mesmom, assinaria de vontade própria  uma bateria  de escola de samba,  que ao homenagear  Beto Carrero,  viesse  com o figurino de ZORRO!
Não só por  minha natural aversão ao dominio e influeêcia  norte americana no país , mas  também em coerência a  pessoa homenageada  ,cujo maior  orgulho era justamente  o de  ter criado sua obra com recursos  nacionais e ser totalmente brasileiroo capital ao entorno, embora   Beto Carrero,não negasse as várias influencias dos  espaços de diversão do mundo todo, ja´que foi um eximio estudioso antes  e depois de conceber seu Mundo Mágico.
Me sinto aliviada, passado o carnaval poder dizer isto , fato que  o fiz anteriormente  apenas a nivel interno diante da diretoria pois também sei que uma Escola de Samba, é o resultado da vontade  de muitos especialmente  da diretora e carnvalesco, e isto aqui em floripa, no RJ, São Paulo ou Laguna.E  que decisão tomada, nenhum argumento é o suficiente.A bateria  que  havia  idealizado tinha um nome: EXACALIBUR!  a eterna luta de  justiça, presentes não só como atração no mundo do Beto Carrero, como  numa frase mágica,  colocada pelo querido Beto Carrero em uma das baias de seu Parque.
continua...
2 comentários:
como uma expectadora do carnaval, acho que sempre o que faz sentido nas escolas de samba, bateria,
o resto é adorno!
Oi Renata
Primeiro quero agradecer sua vinda ao Armazem, fui visitar seu Blog Impermeável e gostei muito,ele é totalmente permeável a construção humana dos saberes que expressam as emoções em seus códigos e linguagens.
No geral vc está coberta de razão,a Bateria é sim o coração de uma escola, mas não só senão seria Música e é ópera popular, cujo texto-libreto, é o enredo, e discutir os significados dos desfiles desde o enredo é também cosntruirmos nossa cultura, naquilo que pensamento pode clarificar e se retroalimentar em arte pipular vibrante!
Obrigada, vida longa ao belo IMPERMEÁVEL,e ao nosso carnaval.
bjim
carmen
Postar um comentário