domingo, novembro 16, 2014

CENTENÁRIO DE DORIVAL CAYMMY

´Por Carmen  Fossari
Diretora de Teatro

Convidada pela Maestrina MIRIAM MORITZ quem idealizou  uma celebração pelo centenário de DORIVAL CAYMMY,  realizaei a direção cênica ( coreografia, cenográfica e  visual).

 Miriam Moritz maestrina do CORAL DA UFSC ( ver Documentário de Zeca Pires sobre 50 anos do CORAL) além de selecionar as músicas ,  os arranjos, preparação vocal foi igualmente instrumentista e Diretora Musical  do espetáculo :CENTENÁRIO DE DORIVAL CAYMMY.


Além das belas vozes dos  coralistas um percussionista e a presença  talentosa do Músico PAULO SOL.
A  equipe técnica contou com a dedicação  do iluminador do Teatro da UFSC Luciano Bueno  quem fez a montagem  de luz. a qual idealizei e executei nas apresentações  e da estudante de direito, bolsista e atriz do Pesquisa Teatro Novo Suélen Benincá. O Coral contou ain da com o apoio da Ivety que dentre outras tarefas criou as flores para adornar os cabelos  das coralistas na música Rosa Morena.

O espetáculo inusitado, por ter um Coral encenando  coreografias  e movimentando elementos cenográficos enquanto entoavam Caymmy, teve inserido slides da vida e obra pictórica de Caymmy.

Quando  Miriam me convidou para  realizar este trabalho  a primeira idéia que me veio a mente foi de termos na cena um ator que representasse nosso homenageado. Lembrei do ator Adriano de Brito, versátil e muito talentoso e que já havia dirigido junto ao Grupo Pesquisa Teatro Novo em Cruz e Sousa texto de Eglê Malheiros ,

Adriano de Brito , de pronto aceitou e  sabendo que procurávamos,  para o espetáculo ,de uma bailarina sugeriu Fernanda Rosa, que   por ver a veemência da sugestão aceitei  e  caiu como uma  luva.Uma parceria que logo incorporou-se  ao Coral.Adriano de Brito e Fernanda Rosa  com dedicação e igual sensibilidade  somaram  para a afinação do espetáculo.
Mas há que se regitrar a Iemanjá interpretada  por Fernanda Rosa, de breve passagem mas  muito marcante e visceral, bem como  a emoção que o nosso Caymmy  compactuou com o púbico.

Certamente um trabalho árduo   da maestrina em afinar seu Coral,  tarefa em que é exímia , tanto quanto  como  dirigente do Madrigal e Orquestra de Câmara da UFSC e  depois os desafios  quando criava cenas, tarefa que realizo com atores usualmente  e agora  com cantores.

Já  fiz a direção de um musical medieval com a direção de Jorge Preiss Laudes Marie, de um musical  com a Cia Vozes da Primavera de Rute Gebler, de um  musical Infantil com Chica e Adê Lagusta Laguê, de outro musical Vô chapéu   Azul na  cidade de Pedra Grande direção musical de Josué Silva  e de um Show musical Vozes da América...mas nada que chegasse  na cena com um número tão elevado de cantores, tremi, embora  não demonstrasse no primeiro, no segundo ensaio, mas a acolhida já  no terceiro ensaio  me fez estar  em casa entre amig@s querid@s.

Aqui registro o obrigada  pelo convite  da Miriam Moritz e aos Coralistas pela dedicação superação e entrega ao trabalhos.

Incorporei-me  ao trabalho com as músicas já ensaiadas e  trabalhei algumas técnicas teatrais que corroborassem com a corporalidade  do espetáculo, seguimos com as coreografias,  testes  no palco para aquilatar a inserção  dos slides nas cenas  e a criação do personagem, que se daria na cena. Adriano entraria ator e  na cena passaria a ser Caymmy, feliz e emocionado por participar de  uma celebração de seu  centenário...uma cena  imagética mas repleta desta emoção que a obra do Caymmy suscita.

Difícil acomodar a cena teatral num grupo   grande  mas  avançamos em cada encontro de forma positiva .

O espetáculo estreou no dia 13 de Novembro, reprisou  dia 14 com  Teatro lotado, e   filas  de  gente lamentavelmente não conseguiu os convites ingressos, mas virão novas apresentações.

O espetáculo foi uma das atrações da Semana de Arte do DAC, SeCult UFSC, que teve  a coordenação de Zélia Sabino, Maris Vianna, Carlos Fante. O  DAC tem na sua  direção o ARTE EDUCADOR  e Historiador Clóvis Werner. A Secretária de Cultura da SeCult  Professora Zilma Guesser Nunes prestigiou a estréia.
As fotografias aqui postadas  são de Mariana Lapolli, atriz  do Pesquisa Teatro Novo.

( Fotos permitidas  a reprodução desde que citada a fonte in : carmenfosari-armazemdapalabra.blogspot.com)
Adicionar legenda














































Um dos pontos altos, a plasticidade  mesclando canto, teatro, e slides das obras de Caymmy,a textura visual  agregada ao canto    cativaram o público de forma muito intensa.


































































































O  público entrando, fila fora do teatro...

Nenhum comentário: