quinta-feira, junho 03, 2010

CARTA Á MÁRIO PRATA, A SEGUNDA

CARTA Á MÁRIO PRATA, A SEGUNDA






















Convite AS LUAS DE GALILEU GALIELI





Troco, mesmo sem o querer, o mágico origami que resulta em um envelope, o papel textura entre os dedos e a caneta, raios-X das sensações que desenhamos em letra corrida, e digito uma segunda carta ao Mário Prata, mesmo sabendo-o habitante e por isto também, de ilha "meu vizinho", de orla do Atlântico e contando com um outrora carteiro, indicador do Google, na esperança que esta missiva lhe chegue aos olhos, pois as mãos esta carta digital, não alcança a proeza dos cinco sentidos.
Ao tema recordo o Antoine Saint Exupéry, quando ganhou uma máquina de datilografar do editor Francês, quando escrevia Vôo Noturno, e a renegou (por um bom tempo) implicando, pela constância e frieza das letras formatadas sem humor, graça e emoções da grafia, deixando à guatemalteca e esposa Consuelo, a diária faina de mudar sua opinião e hábito, o que obviamente acabou acontecendo.
Pois a carta de hoje já não falo nem de Avaí (depois da vergonhosa e terceira partida desastrosa) nem do Coríntias, paixão do Dramaturgo, e escritor de vários outros gêneros, todos com textos primorosos, como convêm a um dos maiores escreivinhadores e escrivinhasonhos do país ao momento.

Trata-se de uma carta convite, para que venha assistir a montagem teatral de
AS LUAS DE GALILEU GALILEI, encenada pelo Pesquisa Teatro Novo da UFSC, que roteirizei e dirigi.
Entre adaptação livre de três cenas do Brecht, trechos da obra de Galileu: Mensageiro das
Estrelas, inclusão de cena baseada na obra A PESTE de Camus, trechos do Processo Inquisitório de Galileu, Cartas da filha freira e cientista de Galileu.
A peça em cartaz na antiga Igrejinha da UFSC, com a presença massiva de um público de todas as idades, encerrará a temporada nos dias 11, 12 e 13 de Junho, as 21.00 h.
Seria uma alegria sua presença ao espetáculo, apenas gostaria de saber a disponibilidade, para reservar convites.
A propósito o Astrônomo e Escritor Adolfo Stotz Neto, que nos prestou assessoria na peça, deixou conosco um livro a si Autografado já que, segundo ele, levastes apenas o livro ao teu primo, por ele autografado, tendo logo após, caído a ficha, que havia um livro a ser autografado ao grande escritor que SOIS, rima com SOL, que por tuas narrativas és em presença na Ilha.
Inté,
Abraço, no dia que celebram o CORPO DE CRISTO ao tempo que repartem a terra, em dogmáticos cartéis de fé e escuridão, que os corpos celestiais orbitem a mente humana à
Liberdade.C.F.

4 comentários:

Manuel da Rosalina disse...

Um convite à arte é convite de deuses!
O que se escreve com a alma e os sentidos, chegará ao destinatário, que seja suficientemente capaz de a merecer, seja qual a linguagem e o correio… Há palavras que se cruzam no tempo certo, com a intenção, a vida, os felizes receptores…

Espero que “As Luas” tenham iluminado o espírito de quem atentamente assistiu e que mais umas noites, se tenha feito história, com a história do grande homem GALILEU!

Abraços-poema, a todos os atores e à grande mestre, a ator Carmen Fossari,

jmj

CARMEN FOSSARI disse...

Que preciosa dádiva do universo, receber no Armazém a visita do Poeta Menino do Montijo, seu olhar
além mar, chega na Ilha, nos palcos e acompanha atento os feitos. Esta presença, por palavras presentificadas é de um relicário tão precioso que deposito no meu Altar Profano, contudo profundamente religioso na fé humana e nas energias de bem que iluminam o mundo do sim
Obrigada João M Jacito, Manuel da Rosalino, Menino do Montijo, uma tríade em heterônimos, de um mesmo escritor de talento raro.
Abraço Poema.
Carmen

Manuel da Rosalina disse...

Grato!
Tanta poesia, para um menino que acredita ainda haver tempo, para crescer!

bjs,

jj

CARMEN FOSSARI disse...

Quando um Menino acredita, quem duvidará em sã consciência?

bjs
Carmen