segunda-feira, maio 24, 2010

Céu, Ilha

Lançamento do livro de Adolfo Stotz Neto :CÉU, ILHA
Carmen Fossari





“Por acaso a poesia, a arte e ciência andam separadas?”

Céu, Ilha de Adolfo Stotz Neto.
Coquetel de Lançamento na Assembléia



No primeiro dia de Junho de 2010 a ilha vai revelar seu Céu.
Trata-se do lançamento do livro de Adolfo Stotz Neto : CÉU ,ILHA
Céu, Ilha é um livro inusitado,escrito na primeira pessoa, o narrador é o cientista, Astrônomo Adolfo Stotz Neto.Megulhando em suas memórias, revisitando preciosas anotações de seu olhar atento , seduzido pelo encantamento das estrelares noites da Ilha de Santa Catarina revela ao leitor aspectos do Universo sob a ótica da Astronomia na Ilha de Santa Catarina. Ao início do livro, já constatamos que o Astrônomo Escritor, agrega literariamente a poesia em sua narrativa. Diz Stotz :


Aldebarã, a mais brilhante estrela de Touro. Anuncia ao se esconder entre as montanhas que a noite chegou. O mecanismo do Universo está disponível à contemplação. O céu pontilha de estrelas e quanto, mas escuro o lugar, mais e mais elas acendem sobre nós. Nossa estrela mãe, o Sol, é também um destes pontinhos,só que de muito perto.O planeta azul gira ao redor desta estrela Sol.... Estamos ligados a um destes brilhantes pontos do Universo,como se fossemos uma pedrinha girando em torno de alguém, presa a um barbante invisível.”

Adolfo Stotz Neto,escreve de uma maneira poética o Universo, que ele conhece tão bem; acresce em seu livro além dos aspectos da Astronomia, muito da nossa gente litorânea, em sua sobrevivência cultural,como os pescadores que traçam a rota de sua navegação em busca dos cardumes identificando os mapas do céu, do CÉU, ILHA.
O leitor vai redescobrindo A ilha em seus noturnos céus estrelados; nas gentes de falares rápidos ,nos belíssimos anoiteceres e amanheceres.


O Livro é composto pelos contos: DESCOBRINDO O CÉU, TALVEZ A TERRA;GASTRÔNOMOS LUNÁTICOS; ILHA DOS APELIDOS; ENTRE CURSOS E DISCURSOS;PESCADORES NO MAR E NO CÉU; PEDRAS QUE CAEM DO CÉU;UM ECLIPSE CATARINENSE; MAIS COMETAS; AS ESTRELAS SEMPRE MUDAM; OS LEONÍDEOS QUE NUNCA VIMOS; MILÊNIO DUAS VEZES E OS PROFETAS DO APOCALIPSE;INVERNO NA ILHA E MAIS UM FIM DO MUNDO; BOBAGEM TAMBÉM VEM DO CÉU; UM CANTINHO ESCURO NA ILHA, POR FAVOR; ALINHAMENTOS PLANETÁRIOS; FINALMENTE O NOSSO MILÊNIO; UM ECLIPSE PARA O NOVO MILÊNIO; MARTE,O VISITANTE GUERREIRO; VÊNUS TRANSITA O SOL MUITO BEM ACOMPANHADO; É TEMPO DAS SEXTAS FEIRAS; 2009 O ANO DO CÉU NA TERRA


Esta edição celebra os 25 anos em que o autor criou e preside aos dias atuais, o GEA, Grupo de Estudos de Astronomia da UFSC. É portanto um relicário da história deste grupo formado por abnegados cientistas que ministram cursos, sessões abertas de estudos do Céu em escolas públicas e outros espaços, sempre que são solicitados.
Stotz, reverência o Astrônomo e inventor Avelino Alves, também presentes em nominata os saudosos astrônomos Seixas Neto e Mâncio da Costa, mas, sobretudo o Autor revela parte de suas inúmeras anotações, como convém a um Astrônomo, em seus estudos sobre os céus da Ilha:


“... A eclíptica, mais ao Norte, delimitava os caminhos de Júpiter e Saturno, precedidos pelo rasante poente de Vênus e pelo desfile zodiacal de Touro, Gêmeos, Câncer, Leão e Virgem.
... Ao o Centauro envolvendo a Crux e o grande navio e suas Pôpa e Carina embranqueciam o caminho da Via Láctea, preparando o terreno para uma Lua pós-cheia. Selene emergiu da praia oriental de Moçambique, tardia e mordida pela sombra da Terra, caracterizada e montanhosa, só como este sítio por estas bandas da capital catarinense pode ainda proporcionar ao telescópio.”

A edição primorosa do livro é da Padoin. A capa do livro, é uma criação do artista plástico blumenauense Kiko Stotz, irmão do autor,que por ocasião do evento irá expor algumas de suas telas São pinturas que mesclam a arte do retrato, porém em ambientação não naturalista o que causa grande impacto visual. Kiko Stotz irá expor a tela, que ilustra o convite, e retratos do Astrônomo Alemão Kepler, do Físico Albert Einstein, do inventor Alberto Santos Dumont e o quadro Terra frágil, uma belíssima recriação que evoca os cuidados que devemos ter com o Planeta Azul. O prefácio do livro é escrito pelo Professor de Física e ex prefeito de Florianópolis Sérgio Grando. Lou Hamad e Carmen Fossari, escrevem a “ orelha” do livro.






SERVIÇO:
DIA: 1º de JUNHO
HORA: 19.00
O QUE: Coquetel de lançamento do livro Céu, Ilha , de Adolfo Stotz Neto
LOCAL: Assembléia Legislativa do Estado de Santa Catarina.






Biografia do Autor
Adolfo Stotz Neto
Filho de Luiz Gonzaga Navarro Stotz e Dilce Zeredo Stotz, Adolfo Stotz Neto, nasceu em Curitiba e três dias depois já estava em Blumenau onde cresceu.
Na Ilha de Santa Catarina reside ao tempo suficiente de ser
um Ilhéu.
Engenheiro Mecânico e Astrônomo. Pai de Humberto e Noan.
Trabalhou como Engenheiro na CELESC
Astrônomo fundador e presidente do GEA Grupo de Estudos de Astronomia, vinculado ao Planetário da UFSC, desde 1987. Professor de Astronomia, Cursos de Extensão da UFSC.
Um exímio orador, suas palestras versando sobre Ciência e ou Biografias de cientistas
são sempre muito esperadas pela comunidade científica e publico em geral.
Junto aos Astrônomos do GEA, percorre, tal como Don Quixote de La Mancha de Cervantes, as Escolas Públicas, e Comunidades das várias regiões do Estado, com Palestras, Cursos, Sessões de Observação do Céu Astronômico, aproximando a Ciência das pessoas usualmente excluídas de tal benesse.
Colaborador de Jornais Revistas Científicas, mantém intercâmbio com Astrônomos de todo Planeta Azul. Obteve prêmios como e Escritor em Concursos Literários .Fã dos Beatles Joga futebol e dominó com os manezinhos da Ilha.
Maravilhado com a grandiosidade e beleza do universo cósmico, que ele conhece na profundidade da ciência astronômica diz: Todo mundo tem o direito de olhar, ao menos uma vez na vi ida, o céu com um telescópio.

Nenhum comentário: