TEATRO – OPT DAC
VERBAIS: ninho de palavras
Lorca, Leminski , Cora Coralina ,João Jacinto
“ encenados” no Teatro da UFSC.
7, 8 e 9 dezembro, 21.00 h
(imperdível!!!!!)
Entrada franca
Dia 7 sessão para convidados.
Oficina Permanente de Teatro-OPT, :
VERBAIS: ninho de palavras.
O Poema como um Pré Texto,o Poema como um Texto, o Poema como uma Poesia.Obras do espanhol Garcia Lorca, do Poeta Português João Jacinto, d@s brasileir@s, Paulo Leminski, Cora Coralina e Luiz Islo Nantes Teixeira.
A poesia é uma das grandes possibilidades de desenvolvimento aos estudantes de teatro, porque estimula a sensorialidade e ao mesmo tempo requer ao universo cognitivo o emprego dos estudos teóricos da Interpretação,resultando em encenações ágeis, de profundo teor lírico que se mesclam ao humor subjacente de alguns versos encenados.
O equilíbrio entre o significado da palavra, o significante enquanto poesia e a linguagem corporal daí suscitada, são elementos significativos ao universo da aprendizagem atoral.
O poeta e Dramaturgo GARCIA LORCA, o poeta curitibano PAULO LEMINSKI, a poetisa CORA CORALINA , o poeta português JOÃO JACINTO e Luiz Islo Nantes Teixeira,compõem com seus poemas a estrutura dramática de
VERBAIS: ninho de palavras.
As poesias são interpretadas pontuando um trabalho corporal acentuado, bem como uma coreografia capaz de propiciar aos alunos atores concederem uma maior profundidade aos poemas escolhidos, ou seriam colhidos ?recolhidos?
Um momento certamente mágico ao público. A entrada é liberada, mas solicita-se a chegada com meia hora de antecedência ao Teatro
A OPT- OFICINA PERMANENTE DE TEATRO-DAC
A Oficina recebe alunos da UFSC e pessoas da Comunidade a mais de duas décadas, é um importante Laboratório do fazer teatral, que segue uma metodologia da coordenadora ,a diretora de teatro da UFSC, Msc Carmen L. Fossari, denominda:DE COMO SER PARA INTERPRETAR UM OUTRO SER.
Possibilitar uma experiência teatral para alunos da UFSC e pessoas da comunidade é um dos objetivos da OPT. O estudo Teatral acontece concomitante as montagens cênicas seguindo o pressuposto DE COMO SER PARA INTERPRETAR OUTRO SER.
Tal metodologia tem sido empregada ademais da UFSC, junto a grupos e escolas teatrais da América Latina,está programado para o ano de 2010 , um grande encontro de escolas teatrais da America Latina para ser formalizada a ESCOLA LATINO AMERICANA DE TEATRO POPULAR, que deverá ser vinculada a organismos nacionais e internacionais , sempre priorizando o Laboratório de pesquisa e do fazer teatral com a formação do Ator-Atriz.A OPT possibilita o registro profissional como Ator/Atriz, junto ao Ministério do Trabalho, através do Sindicato da Categoria.
fotos by C.F.
VERBAIS: ninho de palavras.
SERVIÇO:
Dias : 7 , 8 E 9 Dezembro (dia sete sessão fechada para convidados)Horário: 21.00
Elenco:AUGUSTO SOPRAN (MÍMICO CONVIDADO) , MARIANA LAPOLLI,FLORA MORITZ SILVA, RUBIA MEDEIROS SILVA,LUCIA AMANTE, GABRIEL ORCAJO,CLARISSA GAJKO,EVERTON TEIXEIRA, CARLA ALGERI,VIVIANE CAVALCANTE PINTO.
Técnica Vocal: ELO DORNELES
Sonoplastia : IMA D.ARANDA
Professores das Turmas I e II da OPT, II SEMESTRE: LOU HAMAD, ALEXANDRE PASSOS, SÉRGIO BESSA
Maquiagem : FERNANDA FINARDI
Laboratórios Corpo e Poemas ainda os alunos: Eduardo ,Fernando Silva,Nicoli, Giovana,e alunos da I fase.
Direção GERAL E ILUMINAÇÃO : Carmen L. Fossari
Produção; GRUPO PESQUISA TEATRO NOVO
PROMOÇÃO: DAC-SECARTE- UFSC.
Contatos: 37219348
2 comentários:
É uma honra, para mim estar entre tanta gente boa e grande, num ninho de palavras, de criatividade e de muito carinho!
Grato pela felicidade de também vos pertencer!
Eternamente agradecido de poder fazer parte da poesia, também aí em terras de Vera Cruz, Carmen Fossari!
Abraços poemas, para todos!
João Jacinto
João
Teus versos, nossos, que apropiamos chegam adjuntando aos de Lorca, Leminski, Cora Coralina e são o graveto a graveto de cada sílaba deste ninho. Reverberam palavras nascidas ao palco em asas aos alunos, alunas do oficio de ser ator , atriz.
E o palco é o grande ninho,onde as asas aprendem o vôo, não mais da interpretação, mas da vida em sua eternidade e finitude, em nosso ser cristal, transparência e rocha, vento e água, rio e chuva,e sol e sonhos.
Obrigada, sempre. bjs
carmen
Postar um comentário