segunda-feira, dezembro 29, 2008


RETRATO D.AGUA
carmen l.fossari
Ao carinho, a cesta de flores
A atenção, olhar de retorno
A estima recebida, a extensão do abraço
Ao amor o amor ou o amor
Ou todo amor
Nada que outro estar
Possa à ele equivaler
Nem os vales verdes das primaveras prometidas
Nem o lago das palavras tecidas em
Ponto de estrelas e sílabas retidas
À desatenção, o desatar homeopático
Das cosntruídas imagéticas paredes
A estação de outro trem que
Haverá de levar pedaços de todos os eus
Que ali se espraiaram
A tatuagem delicada de minha alma
Não comporta nada que não seja
Amor
E o amor é tão simples e delicado
Como uma madrugada amanhecendo
Dentro do orvalho da flor que
Se cumpre de ser flor e nada mais.

2 comentários:

jj disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
jj disse...

Agradeço o seu amável comentário, Carmen e felicito-a pelo belo poema!

Não passo de um humilde “relojoeiro”, atento à leitura do tempo, num céu repleto de muitos ponteiros, calculando grandes ciclos ao segundo, e incutindo a esperança a cada momento e tentando descobrir fórmulas de felicidade para um mundo, onde ainda reside o paradoxo de quem não tem o que caçar, para comer e de quem, para sobreviver, tem de saber se comportar a uma mesa, comendo.
A Terra gira, o mundo muda e quanto mais se evolui civilizacionalmente, mais afastados e perdidos nos sentimos das raízes, menos tempo temos para emocionalmente encontrarmos segurança no instável habitat; aos modelos e às expectativas... Mais descontrolados, sós, desconfiados, egoístas, construtores do caos, falsamente ambiciosos, demagogos, superficiais de crenças e de atitude...


Portugal, no estudo que tenho vindo a realizar, sobre a República Portuguesa, terá no próximo ano, 2009, Urano no Fundo do Céu, a cúspide da IV casa (o povo, o património, o urbanismo, a agricultura, as riquezas da terra e do subsolo e também o que se opõe ao poder instituído…) Urano o planeta, que simboliza a liberdade, a revolução, as grandes mudanças… A última vez que se encontrou nesta posição foi em 1926, ano em que se deu uma revolução em Portugal, que marcou o fim da primeira República. Claro que nada se repete da mesma maneira; mas haja o que houver, de certo, serão mudanças favoráveis à construção de uma nova ordem.

Também pela acção de Plutão, poderemos analisar dois grandes ciclos; o primeiro de 1910 a 1969/75 e o segundo, de 1975 até, agora, já na última fase de mudança que se prolongará a 2012/3.

É um período importantíssimo para Portugal!
Sejamos optimistas e estejamos abertos às mudanças!

As ditas previsões signo a signo, foram desenvolvidas em função do signo Ascendente, e são mais o apontar de um caminho, que queiram ou não, será mais ou menos seguido.


Um Feliz 2009!


João Jacinto