terça-feira, janeiro 09, 2007

Apresentação (Re)cantos da Lua-Ana Paula Almeida

Apresentação (Re)cantos da Lua-Ana Paula Almeida
Discurso de apresentação do livro de poesia (Re)cantos da Lua, pela jornalista e escritora Ana Paula Almeida.
Dia 15 de Dezembro de 2006 , na cidade de Lisboa, Portugal,no EL CORTE INGLÉS,


Não me vou pôr a falar de estilos, de construções, da linguagem, dos versos, da rima ou da métrica…
Não me vou debruçar sobre a vida “misteriosa” do poeta e daqueles que o rodeiam e o inspiram, fazendo com que ele se revele, na sua mais profunda essência.
Não me vou pôr a analisar o que só se lê com o coração, pois para rótulos, conselhos e espartilhos literários dou a voz e a vez aos críticos.
Estou aqui como Amiga, primeiro, e como leitora do João Jacinto, para vo-lo apresentar também como poeta, depois de já o ter recomendado como astrólogo, depois de já lhe ter vislumbrado grandes dotes como pintor e depois de continuar a elogiá-lo como homem, com maiúscula, artista versátil e vertical, amigo coerente e leal que só merece o nosso apoio incondicional, até às estrelas.
Pediu-me que aqui dissesse umas palavras, sobre estes (re)cantos da Lua, nesta sua auspiciosa estreia, também como autor.
Li e reli, várias vezes, o livro, com interesse e com paixão; li e reli alguns poemas com admiração e com surpresa.
No final, digo-vos, conheci outro João e outras vertentes da vida, pois vi-a através de outros olhares que o João capta, decifra e concentra, como se fosse uma antena das sensibilidades, expectativas, sonhos, necessidades dos outros, que sabe ouvir como ninguém.

Nenhum comentário: