ou
Pablo por Carmen
Carmen Fossari
Quando lancei meu segundo livro de poesias Lua Palavra Nua , pedi ao Dramaturgo e músico Romário Borelli ( Teatro de Arena SP) que o prefaciasse, pois que num texto belíssimo , recordou que conheceu- me quando eu com 17 anos participei das atividades de criação do primeiro teatro de Arena em SC.com o grupo TECA, dirigido,por Sérgio Lino.
Romário em sua análise literária invocou a minha incessante produção no teatro e lembrei desse texto ao vir escrever sobre um jovem, ex aluno , queridíssimo amigo Pablo - que passado anos , também com seus 17 anos veio fazer curso de teatro na Oficina Permanente de Teatro OPT, que coordeno junto ao Departamento Artístico Cultural DAC , Secarte/UFSC.
Daquele momento do jovem Pablo me vem à mente seus olhos brilhantes e muito profundo olhar com um ar de inquirir, refletir absorver e apropriar acompanhado de um largo sorriso que tanto podia ser de concordância ou ao contrário revelador de um outro ponto de vista.
Um aluno que ao fim do primeiro semestre começou a involucrar-se com o teatro .Inicialmente dividido entre seu ímpeto contra as margens que a arte vai traçando , passados 3 meses já estava tocado pelo território do teatro e ao fim do primeiro ano , eu já identificara que o Pablo era/ é um ser do teatro , e nesse caso tal como eu fui e sou, desde muito jovem , pertencemos ao universo que o teatro rege .
No segundo ano de OPT , pulsando determinação e talento Pablo Fernando conquistou o marcante papel de Lula , um jovem revolucionário no texto de Dias Gomes ,A Invasão :, que fez temporada no Teatro Álvaro de Carvalho. Em tempo, o personagem Lula era uma ficção, ganhou uma visceralidade do seu intérprete que tatuou-se em arte nas tábuas mágicas , como assim se referiu Lope de Veja ao palco.
Pablo Fernando, o menino da Trindade foi em busca da sua história , criou companhia , viajou países como ator junto com o colega Fão , e foi estudar , universidade , mestrado isso já radicado em Portugal.Passou a ministrar cursos em diversos países.
Pablo na entrada da EVOÉ , foto de Carmen. Lisboa
Pablo na entrada da EVOÉ , foto de Carmen. Lisboa
Pablo como na tradição da Comédia Dell Arte , incorpora ao seu nome , o nome da escola de atores que criou em Lisboa , a Evoé. E Pablo passa a se auto denominar Pablo Evoé , nada mais teatral e uno :criador e criatura!
Especialista em Teatro Físico, Pablo ministra cursos em diversos países, e já retornou à OPT , agora na qualidade de professo .A Evoé integra a Rede Internacional de Escola de Atores .
A Alfama é em Lisboa o coração da cultura que sedimentou novos reinos, mescla de culturas ,tem uma
Igreja medieval e muitas construções seiscentistas .
A Alfama é mais que um bairro histórico , um ícone
Arquitetônico vivo , as paredes de suas construções, as ruas de topografia lindamente díspares, as vielas, tudo ali respira à história humana de séculos, quem imaginaria nesse cenário “ teatral” tão cheio de história criar ali uma escola para atores. Quase que um teatro dentro do teatro humano, sim o teatro conduz tantos pontos narrativos da experiência humana amalgamada na cultura.
Finalmente a vida traçou um reencontro com o Pablo, agora
Pablo Evoé e também do Pablo Fernando.
Pablo Evoé e também do Pablo Fernando.
O aluno , o ator , o professor , o empreendedor e todos amalgamados num homem ímpar , embora possa ainda o ver como o Pablo quase menino.Reencontrei o Pablo maduro , sereno , focado , artista, Don Quixote em plena Alfama, e ali as geografias se mesclam, Trindade bairro a sedimentação de valores humanos, amor à natureza , à liberdade, à justiça .Rua das Canastras, pura magia secular com uma escola para atores, da maior qualidade , comprometida , plural , proporcionando um aprendizado
conjugando arte e o exercício da cidadania.
Adentrei na Escola Evoé, acompanhada de Pablo, tudo mágico, disfarcei meus olhos mareados por tanto amor ao teatro, pelas conquistas de Pablo , por sua história tão linda, por seu moinho de vento em plena Alfama.
Maravilhosa trajetória Pablo Evoé, muito feliz por esse
Reencontro .E agora me dirijo diretamente à Pablo mesmo estando eu na Trindade a trabalhar e tu na Alfama lisboeta penso que via arte sempre estivemos muito próxim@s .Penso que é o momento de que a Ilha te celebre Pablo Fernando , pelo que te tornastes, pelo que fazes, por tua obra tão imprescindível ao teatro em todas as geografias!
Pablo Evoé!!!
Pablito!!!
Pablito!!!
Carmen
Confecção de Máscaras pelos Alunos da Evoé
DESENHO DE PABLO , ESTUDO PARA CONFECÇÃO DE MÁSCARA
MÁSCARA CONFECCIONADA POR PABLO
AS INSTALAÇÕES DA EVOÉ
CAMARIM
PABLO EMOCIONANDO COM SUAS PALAVRAS TÃO SENSÍVEIS
ALUNOS DA EVOÉ, PABLO EVOÉ E CARMEN FOSSARI , LISBOA
PARTE DO ACÊRVO DA EVOÉ
MOMENTO MÁGICO
Nenhum comentário:
Postar um comentário