segunda-feira, outubro 07, 2013

AS LUAS DE GALILEU GALILEI

AS LUAS DE GALILEU GALILEI  

Projeto Cena Aberta  dias  25,26 e 27 de Outubro
ingressos 5,00  e 10,00 ( na bilheteria a partir das 19h)
 e
Semana de Arte do DAC dias 8 ,9 e 10 de Novembro




Convites na Secretaria do DAC dias 6 e 7 de Novembro

No Teatrinho/Igrejinha DAC/UFSC   20h



 







Grupo Pesquisa Teatro Novo/DAC/UFSC






Uma encenação do Grupo Pesquisa Teatro Novo.

 Roteiro e Direção : Carmen Fossari. Pesquisa e direcão Musical : Miriam Moritz. Assessoria : Adolfo Stotz Neto  Astrônomo e Presidente do GEA (Grupo de Estudos de Astronomia da UFSC).
 


A peça traz aspectos da Vida e Obra do pai da Ciência Moderna Galileu Galilei com grande elenco e o ator Nei Perin no papel de Galileu Galilei.




Produção do Grupo Pesquisa Teatro Novo, da UFSC, “As Luas de Galileu Galilei envolve dezenas de pessoas entre atores, atrizes, cantores líricos e técnicos. Dirigido por Carmen Fossari, 
“A encenção inicia no Foyer do Teatrinho, ao meio do Público com parte do elenco representando uma CIA de Comédia Dell ARTE: BAMBOLINA ANDATIINA”. A seguir adentram na Igrejinha e a a peça tem continuiadade  em 5 espacos ao meio do publico.




Dentro dos preceitos Pós Dramáticos, em livre adaptação As  Luas de Galileu Galilei tem incluso em seu roteiro trechos das obras de Galileu Galilei: Sidereus Nuncius(Mensageiro das Estrelas) e da obra que o condenou: Dialogo di Galileo sopra i due Massimi Sistemi Del Mondo Tolemaico e Copernicano (abreviado o título para Diálogo sobre os dois Sistemas do Mundo.
Trechos das Cartas da Filha de Galileu Galilei, Trecho do Processo Inquisitório no Santo Ofício: A Inquisição, versos de Camus e adaptação livre de 3 cenas da obra de Brecht são incorporados na encenação e costurados na dramaturgia pela diretora do espetáculo que assina o roteiro.

Carmen Fossari assinala ainda as observações e notas do Astrônomo
Professor Adolfo Stotz Neto, cuja presença garantizou os aspectos mais científicos da encenação servindo concomitante a Ciência e a Arte .












 A montagem levou dois anos e meio de preparação, somando o tempo das pesquisas históricas, num trabalho que une a arte popular e erudita no mesmo espetáculo. 
A peça já realizou duas exitosas temporadas no Teatro da Igrejinha, DAC-UFSC, no Teatro Álvaro de Carvalho e represntou o Brasil no Encontro Latino Americano de Teatro no C
hile ( apresntou-se em Santiago e El Monte) janeiro 2012.




















No espetáculo  Galileu vivencia fatos relevantes de sua vida, o homem que passou para a História como o cientista que abjurou diante da Inquisição e cuja genialidade é um marco: Criador da Ciência Moderna.
Uma encenação reunindo duas linguagens que confluem tal como as relações da ciência e da fé; instaura-se no espetáculo o popular (Comédia Dell Arte) e o erudito ( Coro Lírico).









As Luas de Galileu Galilei ,uma encenação do Grupo Pesquisa Teatro Novo, do DAC/UFSC. Roteiro e Direção de Carmen Fossari. Regência de um coro vocal convidado é da Maestrina Miriam Moritz. Assessoria Prof.Adolfo Stotz Neto, Presidente do GEA.
A Cia. de Teatro Bambolina Andattina (Metateatro) conduz a trama que se completa com cenas evocadas da vida de Galileu e a sua paixão pelo saber e o embate com a Inquisição.



Ficha Técnica:

Elenco:





Nei Perin como Galileu Galilei 


 Ivana Fossari
 Bruno Lapolli
Ana Paula Lemos
 Marcelo Cidral
Bruno Leite
Muriel Martins
Julião Goulart
Edson Abreu
Patrícia Medeiros
Rhamsés Camisão
Suélen Benicá
Cleber Bosseti
Lindson Muhllmann
Sérgio Bessa
Bruno Floriani
Márcio Tessmann
Sylvain Fournier
Márcia Cardoso
Laís Piazza
Daniel Berger
Coro Lírico : Thaianna Volkmann, Maíra Gauer

.
Pesquisa Musical e 

Direção Musical Miriam Moritz



Assessoria: Astrônomo Adolfo Stotz Neto



Figurino: José Alfredo Beirão Fº



Cenário: Márcio Tessmann



Iluminação: Carmen Fossari

Técnico Luz: Luciano Bueno

Cartaz: Michele Millis

 

Programa: Bruno Leite




Produção: Grupo Pesquisa Teatro Novo- UFSC



Promoção: Departamento Artístico Cultural – DAC






No dia 6 de novembro as 19.30 no Planetário da UFC, haverá uma intensa programação incluindo uma palestra do Astronomo do GEA , Adolfo Stotz Neto :Arte e Ciênca em AS LUAS DE GALILEU GALILEI, observação  do céu e lançamento do livro de poesias :
LUA PALAVRA NUA  de Carmen Fossari, 
com sessão de autografo .

Este evento pertence a programação II SEMANA DE ARTE DO DAC/SECULT/UFSC.


Nenhum comentário: