sexta-feira, junho 29, 2012

CENAS DA ILHA: Teatro de Rua

CENAS DA ILHA: TEATRO DE RUA


O QUE:

Um teatro que acontece em forma circular sem as quatro paredes de um edifício, usualmente a céu aberto. O público se forma a partir da “ chegança “, ou seja a trupe teatral acompanhada de música ao vivo e elementos de circo se detém em um espaço e ali convida os transeuntes para assistirem a uma peça de Teatro.A partir do convite estabelecido o elenco forma a roda com o público circundando o “ palco sem palco”.
Pelo fato de irmos à Rua, acreditamos que a nossa responsabilidade com o público mereça da gente o melhor, e isto implica em aprofundarmos a linguagem teatral derivativa das manifestações mais populares como as advindas do Circo bem como absorvermos e aprendermos com os verdadeiros ARTISTAS DE RUA, muitas vezes anônimos, mas possuidores de habilidades e criatividade intensas.


QUEM
Alun@s da OFICINA PERMANENTE DE TEATRO, do Departamento Artístico Cultural, encenam o espetáculo de Teatro de Rua: CENAS DA ILHA: TEATRO DE RUA
A OPT atende alun@s de diversos cursos de graduação e pós Graduação da UFSC, professores e técnicos administrativos de várias áreas da UFSC e pessoas da comunidade.
A OPT instrumentaliza o aprendizado do teatro com o fazer teatral e devolve á comunidade tanto da UFSC quanto externa suas produções. O estudo teórico e as montagens possibilitam o registro profissional de Ator e Atriz.





ARTISTAS DE RUA
Um vendedor de algum produto aglomera ao seu entorno centenas de pessoas, ávidas, com certeza não tanto pelo produto, mas seduzidas pela performer do vendedor, que mesmo sem saber está sendo um Ator, Atriz, contando histórias, agregando pessoas, estancando a cotidianidade com um momento fugaz, coletivo e de entretenimento.
A rua concentra muitos artistas e embora todas as dificuldades desde as intempéries até o cerceamento da liberdade de expressão, sobrevivem e dão um colorido especial nas cidades. Com este trabalho pedimos a atenção dos Órgãos Culturais, para que olhem com atenção e promovam ações de apoio aos ARTISTAS DE RUA.
Muitas são as possibilidades teatrais fora dos espaços convencionais e muitas serão as denominações segundo a opção desde performances, teatro na rua, happynnigs, agit-prop e a nossa opção: Teatro de Rua.



A CENA CIRCULAR
Na cena circular, as ruas e praças públicas celebram através do TEATRO DE Rua, a utopia da sociedade dos iguais. O público das mais diversas matizes culturais, desde pessoas que sempre usufruem de benesses da cultura oficial e pessoas que jamais entraram em um teatro agora junto dos atores no mesmo plano vivenciam pela arte uma experiência em maior liberdade: a cena teatral, a vida representada, a cidade retratada através de personagens que ali se apresentam e revelam a alma ilhéia.
NOSSO ESPETÁCULO: CENAS DA ILHA, TEATRO DE RUA
Nosso espetáculo é formado por várias pequenas estórias de contistas catarinenses adaptadas para Teatro de Rua por Carmen Fossari quem dirige o espetáculo.
A linha temática, a partir dos contistas que escrevem sobre ‘ AS NOSSAS GENTES”, adquire um tom muito ilhéu, particular e também universal. Contistas adaptados desta montagem:
Almiro Caldeira de Andrade ‘AS ANUSAS, Flávio José Cardoso ‘ OTÁVIO BODILHA E SUA FLOR DE MÃE DONA VIOLETA”, Franklin Cascaes ‘ O PADRE E AS PERDIZES” e Raul Caldas Filho “OS SOSIAS”.
A Música ao vivo, conta com a presença do Maestro Jackson Cardoso, e é toda inspirada em músicas de carnavais das décadas de 40 e 50 De Florianópolis frutos de uma intensa pesquisa desenvolvida Pelo Grupo Pesquisa Teatro Novo, além de algumas composições próprias ao espetáculo.
A montagem utiliza elementos simples como Baldes, que são usados em várias funções, desde armazenar figurinos, banquinhos ou mesmo pequenas plataformas para algumas cenas; recursos circenses são incorporados, e ainda bandeiras, máscaras, elementos de percussão, mas o forte da encenação está centrado no “jogo dramático” do elenco, que além de interpretar personagens, cria elementos de cenários e assim duas mãos viram uma chama acesa de um fogão de uma cozinha açoriana; sons através do corpo e da voz.

A intenção é levar CENAS DA ILHA: TEATRO DE RUA aos Campi da UFSC, bem como em várias cidades de Santa Catarina. Mas serão as comunidades de Pescadores da Ilha que primeiro receberão o espetáculo inteiro, uma vez que nos dias 28 de Junho no CIC e 10 de Julho no MarQue/UFSC , serão apresentadas duas cenas das quatro que totalizam a peça, em lançamentos de livros de autores da Ilha.


TÉCNICA:

Modelagem Máscaras: Carmen e Ivana

Papietagem: Dayane Arnaud

Pintura das Máscaras e Confecção dos Elementos Cenográficos Estola Padre, Cruz, Aparatos do Policial, Espingarda, Estandarte: Alexandre de Souza

Voz: Teresa Pesenti

Figurino: O Grupo

Costura : Nair Miranda

ELENCO: Bruno Floriani, Jaime Monte, Cleber Bosetti, Dayane Arnaud, Flora Moritz, Juliana Frandalozo, Lechuza Leidens, Pedro Menezes, Suélen Benincá, Sylvain Fournier e Luiz Dutra

Vocal: Gianny Antunes, Vivian, Alexandre de Souza, Carmen Fossari

Direção Musical e Violão: Maestro Jackson Cardoso

Produção: Pesquisa Teatro Novo

Direção Geral e Dramaturgia: Carmen Fossari

--------------------------------------
PROMOÇÃO: Departamento Artístico Cultural/DAC
APOIO: SECULT /UFSC


























































































3 comentários:

Carmen Regina Dias disse...

Estou extasiada, que lindo, que trabalho maravilhoso.
Deus Salve a ti e a toda essa gente que traz a beleza do inusitado da arte para expandir nossos corações.

Gratidão, neste sentimento me reúno a todos aqueles que tiveram a graça de assistir e participar.

Um grande abraço e minha admiração.

CARMEN FOSSARI disse...

Carmen Regina
Obrigadissima por tua visita in Armazém e por teu olhar generoso sobre noso trabalho. O Teatro de Rua é uma fonte de alegria e comunhão humana. Bjs Carmen Fossari

sandra fichera disse...

carmem eu sigo o seu blog e o conheci através do nosso amigo comum antonio moreira silva....eu estou preocupada com ele porque ele estava bastante doente e não tenho tido noticias dele. Voce sabe alguma coisa sobre? se tiver noticias me avise por favor...