sábado, dezembro 03, 2011

HAMLET DIAS 10 E 11 DE DEZEMBRO




Foto montagem para ilustração com o elenco de HAMLET IN QUARTO




GRUPO PESQUISA TEATRO NOVO apresenta:

HAMLET IN QUARTO
SHAKSPEARE
TRADUÇÃO: JOSÉ ROBERTO O’SHEA
DIREÇÃO: CARMEN FOSSARI

DIAS 10 E 11 DE DEZEMBRO AS 20.00 na Igrejinha da UFSC
Entrada mediante confirmação no email: hamletpesquisa@gmail.com


O QUE:

Os dias 10 e 11 de Dezembro, reservam um feito inusitado nos palcos da Ilha, o Pesquisa Teatro Novo, sob a direção de Carmen Fossari irá durante dois dias apresentar ao público ( é preciso confirmar presença no e mail hamletpesquisa@gmail.com o processo de montagem de HAMLET IN QUARTO,em duas etapas.
No dia 10 será lido um quarto de HAMLET IN QUARTO e n o dia 11 serão lidos os 3/4 da obra.
O inusitado é que o público poderá entrar na obra, sempre que convidado, uma vez que haverá uma cadeira junto ao espaço cênico reservada ao Leitor Convidado do Público.

COMO :
O GPTN, irá abrir ao público seu processo de Montagem Teatral HAMLET IN QUARTO (do Texto à Cena).
Trabalhando com o texto desde Março de 2011 o processo de montagem encontra-se na fase
de transição ou seja a passagem dos estudos teóricos, do universo adjacente e da opção da linguagem da cena para a “incorporação” da linguagem proposta pela direção na realização do espetáculo.

Os estudos teóricos ao entorno DE HAMLET IN QUARTO, para esta montagem resultaram na escolha de encenar a peça segundo aspectos estéticos e conceituais do teatro Japonês, com elementos do Noh, dança Kabuki e da percussão baseada no Taikô.

Ao momento o Grupo conta com a colaboração da Associação Nipo Catarinense, que presta uma Assessoria na pesquisa, bem como Alice Yumi começa a trabalhar com o elenco aspectos da dança Kabuki e do Taiko.Maria Amélia Dirke, proferiu palestra e cedeu material de pesquisas referentes ao Teatro Kabuki e cultura japonesa.

Importante ressaltar que um dos motivos que levou a opção de montagem segundo aspectos do Teatro Oriental, relaciona-se com a especificidade deste HAMLET IN QUARTO, o personagem protagônico que aliada toda mitologia teatral ao entorno dele, nesta peça talvez tenha menos dúvidas e maior desejo do trono que deveria ter , por direito sob seu comando.

A idéia inicial da direção de transportar a peça para um universo que distanciasse (para aproximar e revitalizar a dramaturgia) da fidedigna referência histórica sempre esteve presente até que se aporximou dos preceitos do teatro Japonês Noh e Kabuki .
A maior dificuldade era o acesso a informação e como instrumentalizar o elenco diante da imensa diferença de linguagens entre ocidente e oriente? Mais que a dificuldade a intuição: sucessões de Trono e luta pelo poder seja no Ocidente ou Oriente, percorrem o caminho de sangue e violência.

Foi através da Associação Nipo Catarinense queo processo avançou, através dela dois importantes contatos: Maria AMélia Dircke que proferiu palestra ao grupo e disponibilzou video sobre a DANÇA KABUKI , imagens e livros sobre aspectos da cultura oriental e mais recém Alice Yumi, se integra no Projeto de Montagem, prestando Assessoria para o trabalho corporal e de Taiko.O Figurinista Dé beirão se integra ao processo , bem como o cenógrafo Márcio Tessmann.
A partir da concepção desta montagem que foi construído com o elenco durante o ano de 2011: estudos de mesa, audio visuais e outros recursos, o Grupo passará agora a Montagem final seguindo o Projeto Estético pelo qual optou.

É este momento de transição do texto à montagemem que se definiu a linha de concepção estética, que indicarão as linhas do Figurino,Cenografia, Coreografia, Iluminação, Interpretação, Sonoplastia, que abrimos ao público a possibilidade de acompanhar o desenvolvimento do processo da montagem, oportunizando que estudiosos de teatro e o
público em geral possam conhecer as etapas Teoria e a Práticas da montagem Teatral. Quando da finalização do processo com a estréia final, quem participou desta etapa poderá aquilatar e visualizar o processo completo de uma montagem , especialmente esta com tal complexidade de montagem, aqui nos palcos da ilha.


HAMLET IN QUARTO


Hamlet – BRUNO LEITE
Fantasma do Pai de Hamlet – RHAMSÉS
Cláudio – Rei da Dinamarca – NEI
Gertred (Gertrudes) – Rainha da Dinamarca – IVANA
Fortebraço (Fortibrás) – Príncipe da Noruega – JULIÃO
Corambis (Polônio) – ROBERTO
Horácio – (na leitura Cesar Baroni, na encenação Luigi Cútolo)
Laertes – BRUNO LAPOLLI
Ofélia – MARIANA LAPOLLI
Marcelo – ÉDSON
Voltemar (Valterman) – PATRÍCIA MEDEIROS
Cornélio - MÁRCIA
Embaixador Inglês – ELIANA
Rosencraft – ANA PAULA
Gilderstone – CÉSAR
Um Cavaleiro Falastrão – RÚBIA
Um Padre – JULIÃO
Duas Sentinelas
Bernardo (2ª) – RÚBIA
Outro (1ª) – PATRÍCIA
Montano – MURIEL
Quatro Atores
Duque – ÉDSON
Duquesa – MURIEL
2 Atores – ANA PAULA e ELIANA
Dois Coveiros – MÁRCIA e HAMSÉS
Taikô – ALICE YUMI
Videos – operadora CARMEN FOSSARI

PRODUÇÃO; PAÇO DA DANÇA
APOIO: DAC- SECARTE















































Nenhum comentário: