sexta-feira, junho 03, 2011

BLOOMS DAY : JOYCE NA ILHA TAMBÉM!


























BLOOMSDAY: O DIA DE BLOOM





Texto da Professora Dirce Waltrick do Amarante,CCE UFSC , um evento IMPERDÍVEL,coordenado por ela e o talentoso Sérgio Medeiros, que também está a frente da Direção da Editora da UFSC,com um belíssimo trabalho editorial, o que alías não surpreende vide sua brilhante trajetória intelectual e criativa.

Deste ato Performático-Literário, participará também a
aluna do Bacharelado em Cênicas, e que já esteve , como atriz algumas vezes neste BLOG, quando da divulgação da peça ASECENSÃO E QUEDA DA CIDADE DE MAHAGONNY de Brecht, quando interpretou a Viúva Leokadja Bebbick ( na tradução Begbick)
(c.f.)


BLOOMSDAY

Por Dirce Waltrick do Amarante


Realizado no mundo todo, sempre no dia 16 de junho, o Bloomsday é uma festa-performance em homenagem a Leopold Bloom, o protagonista do romance "Ulisses", de James Joyce, considerado um dos mais revolucionários do século XX. Leopold Bloom é o "judeu errante" que leva e traz mensagens, e que, após um dia e um noite perambulando por Dublin, "reencontra" o filho já falecido e se reconcilia com a mulher que o trai.

Trata-se de uma versão paródica da poesia épica homérica, ou seja, da "Odisséia" (considerada a mãe de todas as narrativas Ocidentais), que descreve as aventuras de um herói sofrendo de aguda crise de identidade e que, por isso, precisa regressar para casa e reencontrar a mulher e o filho. Nesse aspecto, Odisseu, ou Ulisses, o herói da "Odisséia", é o oposto de Aquiles, o herói da "Ilíada". Aquiles só sabe ir para a frente, Ulisses, para trás, para casa.

Para tratar desse tema clássico, situando-o porém no contexto moderno e dessacralizando-o, Joyce descreve minuciosamente a prolixidade do real e do delírio, criando novas técncias narrativas e cunhando novas palavras que possam dar conta da balbúrdia ou do caos contemporâneos.

O Bloomsday 2011 de Florianópolis fará uma leitura simultânea dos capítulos do "Ulisses", em várias línguas. Recriará, assim, a metáfora joyciana maior: quanto mais espesso o caldo do enredo, melhor o romance, melhor a "Odisséia".

Sérgio Medeiros/Dirce Waltrick do Amarante, organizadores do Bloomsday 2011




.

Nenhum comentário: