terça-feira, março 29, 2011

MAHAGONNY

ASCENSÃO E QUEDA DA CIDADE DE MAHAGONNY




Da obra de Bertolt Brecht Direção Carmen Fossari Dias 1,2,3 - 8,9,10 e 15,16,17 de Abril 21.00 hs
Teatro da UFSC


Dia 1º sessão fechada.






É preciso retirar convites no DAC 5ª e 6ª a partir das 14.00 ou meia hora antes do espetáculo ( neste caso se houver vagas) ENAÇÃO
Brecht um dramaturgo cuja visceralidade muito contribui na formação dos estudantes de Teatro, atores e atrizes que estão a nascer , na formação de novas platéias e naturalmente aos atores e públicos que já percorrem o universo teatral, portanto é sempre salutar estarmos diante de um texto de Brecht.
Este que agora encenamos, ASCENSÃO E QUEDA DA CIDADE DE MAHAGONNY, que bem poderia na nossa montagem ser denominado O QUE FLORIANÓPOIS TEM DE MAHAGONY, é um texto da obra DIDÁTICA de Brecht da metade do século XX .
A obra teatral do dramaturgo revolucionava e chocava o público teatral , acostumado a um teatro “bem comportado” . Na montagem original de Ascensão e Queda da Cidade de Mahagonny aquele público encontrava uma a cena de aparentes insultos, atrevimento , com recursos didáticos,
repleta de cartazes, e reveladora de como as cidades, dentro do sistema capítalista são “uma arapuca”.
Mahagonny onde tudo é permitido.











Brecht coloca seus personagens construindo uma cidade onde tudo é permitido desde que se tenha muito ouro. O preço de não ter ouro é a impossibilidade de sobreviver na cidade de Mahagonny!
Com composições de Kurt Weill o texto original é uma obra de Teatro Musical,na nossa encenação trata-se de uma obra d caráter não musical, embora mantida a belíssima composição tema da peça.

Optamos em ambientar o espetáculo ao universo do cinema mudo, inserindo imagens e áudio visual resgatando os anos 30 e 40. Esta opção, em parte realiza um utópico sonho da diretora e adaptadora do texto,de ter visto “um dia “Sir Charles Chaplin e Bertolt Brecht sentados numa mesa de bar conversando sobre suas obras: o filme Tempos Modernos e a Peça Na Selva das Cidades.
Assim que foram inseridos na encenação uma personagem , o Narrador Brecht que entra em cena “costurando a dramaturgia” e outra , uma personagem que adentra na cena acompanhendo Bert Brecht, sem contudo dialogar com ele,
realiza pantomimas clássicas do Carlitos.
Esta segunda personagem denominamos “Chaplita”.
Na peça ao inserimos a fusão de linguagens teatro e audio visual (imagens e pequenos videos do cinema mudo)tentamos nos aproximar do sempre moderno Brecht, adequando as quase 7 décadas do texto escrito a montagem atual.

Brecht e sua dramaturgia e enunciados estão "vivos" em suas idéias
ainda tão necessárias num mundo dividido em classes sociais, ricos e pobres, cultos e analfabetos, os que tudo podem e os que nada têm.
Um espetáculo que deita um olhar poético e mordaz sobre o nascimento e queda de uma cidade, movida pelo ouro.
A peça conta com alun@s do Curso de Artes Cênicas do CCE, através de uma disciplina optativa Montagem, com alun@s da Oficina Permanente de Teatro, DAC- SECARTE.
Produção Pesquisa Teatro Novo –DAC-UFSC (c.f)




ElencoAlexandre Borges – Joseph
Ana Paula Lemos Jenny
Douglas Maçaneiro – Um tal Bert Brecht
Eduardo Stahelin - Coro Masculino
Iris Karapostolis - Maysa Trindade,Cantora
Jacque Kremer - Leokadja Begbick
Flora Moritz Silva- Procuradora
Laura Gill Petta –Coro Feminino
Luis Tinoco- Jackob
Márcia Cattoi- Coro Feminino
Neivania Theodoro- Coro Feminino
Giovana Ursini -Coro Feminino
Neusa Borges- Coro Feminino
Priscila de Souza Serafim- Chaplita
Roberto Moura - Heidrich
Robson Walkowski- Paul
(* Alguns nomes foram trocados para nomes similares em Português,O Procurador e Willy, são nesta encenação, interpretados por mulheres e transformados em personagens femininos. Chaplita e Bert Brecht, são criações para a dramaturgia desta encenação. C.F.)

TÉCNICAFIGURINO: O GRUPO
CENÁRIO: O GRUPO
OPERADOR DE SOM: Anderson Barbosa
CARTAZ: MÁRCIA CATTOI
FOTOLITO: MICHELE MILLIS
IMPRESSÃO:IMPRENSA UNIVERSITÁRIA
OPERADOR DE AUDIO VISUAL: IVANA FOSSARI
SONOPLASTIA : CALU
APOIO: LETÍCIA COSTA
MIXAGEM SOM : SÉRGIO BESSA
PREPARAÇÃO DE CANTO: IVE LUNA
FOTOGRAFIA : MARCELO PEREIRA E CALU
ILUMINAÇÃO , DIREÇÃO GERAL : CARMEN FOSSARI
Promoção: DAC Apoio SECARTE- .





Dias 1,2,3 - 8,9,10 e 15,16,17 de Abril 21.00 hs
TEATRO DA UFSC
(Retirar convite no DAC quintas e sextas feiras( a partira das 14.00 ou chegar 30 minutos de antecedência em havendo vagas serão entregues convites . Telefone 37219348))
Informações DAC 37219348. Horário vespertino)
www.dac.ufsc.br
www.carmenfossari-armazemdapalavra.blogspot.com

Nenhum comentário: