segunda-feira, novembro 16, 2009

CARTA à MÁRIO PRATA



Carta a Mário Prata

Desde passadas décadas, de tua estréia de dramaturgo, acompanho com avidez, em ler o que escreves: crônicas, romance, roteiro de cinema, portanto como premissa esta carta endereço ao escritor a quem tenho apreço e admiração.
Mas ao escrever esta carta, o faço não movida pelos caminhos de leitora contumaz e sim de uma espectadora de um programa de TV local, onde o entrevistado era a quem encaminho esta missiva.
Dentre inúmeras falas, dedicou seu amor expresso, pelo tempo de habitar a Ilha ao time do continente, o que me pareceu muito simpático, já que vindo de São Paulo e torcedor do Coríntians, aclimatou-se na ilha ao tom nativo do esporte das multidões.
Ao dramaturgo, parece que a paixão ao futebol é sempre muito intensa e assim já se expressaram Nelson Rodrigues, Chico Buarque e você Mário Prata.
Ocorre que você falou algo sobre o AVAI, e neste caso aquele dito reverberou no meu coração azul ilhéu e dramatúrgico.
Dissestes que o Avaí nunca ganhou nada na vida, naquele momento pensei, poderia fazer junto com os moradores pescadores de camarão da Lagoa da Conceição uma Procissão do Desagravo, em nome do título nacional que já houvera ganho o Leão da Ilha, mas pensei
deixa prá lá Carmen, sois tão admiradora do escritor, porque um desagravo a liberdade do cidadão expressar sua paixão?
Mas o futebol, também é paixão, e paixão não se explica a gente a vive e por ela penamos as duras penas e ou as glórias eternas das conquistas.
Ontem quando das últimas partidas do Campeonato Brasileiro da série A do ano em curso, na qualidade de Campeão Catarinense de 2009 o Avaí realizou uma das mais brilhantes partidas, imobilizando o reconhecidamente “campeão dos campeões”, num placar de 3 X 1 a seu favor, veio em minha mente sua entrevista, então com os meus botões disse: Mário, o Avaí, mesmo que desconsideres toda a história de 80 anos e muitos títulos, ao menos hoje tu sabes: o Avaí ganhou de teu time o Coríntians, e com este feito desfez um legítimo sonho da disputa para a Libertadores. Ah a propósito, a beleza do futebol é que como na vida tudo vem em ondas como um mar, tudo são fases, e nenhum time nunca será campeão eterno, apenas ternos nos nossos corações.

Saudações,

Carmen Fossari
Ilha,16 de novembro de MMIX

6 comentários:

Anônimo disse...

Carmen:
Felizmente o Google me manda os links de quando sou citado na rede. E hoje, vi a tua carta para o Mario Prata.
Como o Mario Prata sou eu - embora não posso provar aqui - tenho uma novidade para você. Desde que começou o brasileirão que venho torcendo fervorosamente pelo Avaí. Fui a cinco partidas no Ressacada e vi a todos os jogos pelo PPV.
E, se não fosse esta ilha sempre a pensar pequeno, o Avaí estaria entre os 4 primeiros hoje. E mais: com chances muito grandes de ser campeão pois é o time que melhor joga no campeonato.
Disse que a ilha pensa pequeno. Explico. No caso, o técnico, os jogadores e a diretoria (e, por que não, os torcedores) começaram o campeonato dizendo em altos brados:
- Vamos disputar o campeonato para não cair.
Isso não existe em lugar nenhum do mundo. Tinha que disputar para ser campeão.
Depois, conquistados os tais 45 pontos para não cair, mudaram o discurso: vamos jogar pela sul americana.
e por aí vai o avaí e a ilha.
A nossa Ilha, Carmen, não acredita nela mesma!
É uma pena.
Abraços e obrigado pela carta.
se quiser pode mandar mail para o mau agente: baracdxxv@hotmail.com
mario prata

Anônimo disse...

onde se lê mau agente leia-se meu agente.
mario prata

CARMEN FOSSARI disse...

Mário,
Agradeço a elegancia de seu gesto de responder de pronto minha carta aberta, um pequeno eehh desabafo " de virada".
Concluo entre outros temas ser o Google, hoje um excelente " CORREIO", uma carta sem selo, mas também sem privacidade chega ao destinatário num simples teclar.. Teclas da contemporaneidade, melhor seria se fossem teclas de piano, seríamos tod@s
músic@s e ainda escreveríamos em caligrafia na busca do esmero.Não foi por outro motivo senão que Antoine Saint Exipéry ´só ao fim da vida escreveu seus romances na tal máquina de mesmas letras uniformes, sem emoção, sem rabiscos, sem impressões digitais.
Por isto gosto quando fruto da tecnologia as paixões são acesas, e no caso específico ao futebol (minha mais recente paixão, embora de infancia vizinha do CAMPO DA LIGA, gostasse do tal do AVAI, que de fato imaginava ser um Lão que ao invés de urrar dizia GOOOL rsss.)

Que bom que tua luz te levou também a Ressacada ( nome horroroso, embora o local me seja Sagrado) tanto quanto ao time do Continente.No mais tenho que concordar contigo, a Ilha não acredita nela, mas dou um desconto ao AVAI, acho que a genialidade do Silas é exatamente esta,insuflar a auto estima de um time sem medalhões, mas provando que literalmente o querer é a mola propulsora para tudo.

E no mais fases são fases embora queiramos sempre (eu ao menos) a lua cheia, o gol do time, o amor sem rimar com dor, a criação como um pássaro que nos salta do peito e nela possamos voar.

Agradeço estares vez e outra nos jogos do Avai, dia destes quem sabe, te vejo e possa dai sim dizer da leitora de tua obra, que sou, felizmente.

Abraço
Carmen

Manuel da Rosalina disse...

Carmen!

De futebol percebo pouco! Adorei que a nossa selecção, a portuguesa tenha ganho, mas também lê-la!

Bom fim-de-semana!

Bjs,

jj

CARMEN FOSSARI disse...

João, Saber-te vindo aos Armazém me é sempre dadivoso, sois um grande poeta,um ser de luz que deixa nas paredes do Armazém seu rastro em energia e palavras . Obrigada
bj Carmen

CARMEN FOSSARI disse...

retira-se o s de ao....