quarta-feira, outubro 28, 2009

A ARTE DE ENSINAR E CRIAR FIGURINOS



Panorâmica da Exposição de Figurinos para Teatro e Cinema na SEMANA DE ARTE OUSADA, no SAGUÃO DA REITORIA DA UFSC.Ao fundo o belo painel do saudoso pintor Martinho de Haro.



Figurino premiado FESTIVAL NACIONAL DE CINEMA DE FORTALEZA, FILME DE SYLVIO BACK,figurino de LOU HAMAD, roupa de Gavita , personagem, esposa do poeta simbolista Cruz e Sousa





Figurino de Lou Hamad





Durante a Realização da SEPEX, Semana de Pesquisa e Extensão da UFSC do corrente ano,
no Stand do DAC, Departamento Artístico Cultural da UFSC, um belo momento:uma exposição de Figurinos Teatrais , que na sua apresentação contemplava três tempos.
Ao meio do Stand um movel,uma antiga e bela penteadeira, aonde o visitante podia refletir-se no tempo presente e avistar dentro do espelho figurinos a sua direita Futuristas, celebrando o ANO INTERNACIONAL DA ASTRONOMIA e ao lado esquerdo, O Passado, revisitado do Renascimento, período fértil das Comédias Dell Arte e coincidindo com os séculos XVI E XVII, período em que viveu na Itália , o celebrado
"criador da Moderna Ciência"o matemático, astrônomo, físico e filósofo Galileu Galilei.
A exposição do Stand do DAC , reverberava o slogan MMIX da SEPEX: CIÊNCIA PARA TODOS.
A Arte do Figurino de Cinema e Teatro coordenado por Lou Hamad, Figurinista, Professora e Diretora de Arte ,celebrava , atráves de sua ,linguagem plástica a matéria macerada em criação: tecidos, moldes, recortes, pontos, pespontos, estudos a reconstituição pelo ato criativo de um importante momento, o atual que celebra o passado e vislumbra no presente o futuro.

Esta Exposição havia sido realizada de forma ainda mais abrangente no SAGUÃO DO PRÉDIO DA REITORIA DA UFSC, por ocasião da II SEMANA DE ARTE OUSADA UFSC-UDESC .

No Saguão da Reitoria, encontravamos também figurinos criados pela Professora do Curso de FIGURINO do DAC LOU HAMAD, adjuto as criações de seus alunos e alunas.
A excelência do Curso, podemos perceber pela qualidade dos trabalhos d@s alun@s;

Adjunto texto exrtraído do SITE:

www.dac.ufsc.br


Figurino é um traje especialmente criado para auxiliar o personagem a cumprir o seu papel, em um filme ou no palco, diz a figurinista.

A Mostra terá cerca de 30 manequins, divididos em três categorias. Cada categoria representa algumas partes do trabalho de Lou Hamad. Além de expor peças da sua criação, ela também exibirá alguns dos trabalhos dos alunos, criados nas oficinas de figurino que coordena no DAC.

A primeira categoria é de figurinos que foram usados em filmes produzidos aqui em Santa Catarina. A proposta é colocar "roupas que comuniquem por si só" como disse Lou Hamad. Dessa categoria, fazem parte figurinos de filmes como: Cruz e Sousa — o Poeta do Desterro; Procuradas; Um Tiro na Asa; A Coroa; Caminho do Divino e até, do ainda inédito, A Antropóloga - com três trajes: "o bem", "o mal" e " aparição" - entre outros filmes.

A segunda categoria é uma amostra do trabalho produzido na Oficina para Iniciantes. Nessa oficina, muitas vezes há alunos de áreas diversas como Design e Moda. Eles aprendem história dos tecidos, desenho, como reproduzir trajes, critérios para escolher figurino, entre outras coisas.

Na terceira parte da exposição, haverá uma amostra dos trabalhos feitos pelos alunos da Oficina Avançada de Criação de Figurinos, onde se aprende todo o processo de criação e composição de figurino. No final da oficina, os alunos têm que criar seus próprios figurinos. São esses trabalhos que serão agora expostos. O tema dessa exposição será Astronomia, já que 2009 é o Ano Internacional dedicado ao tema.





A figurinista Lou Hamad



Lou Hamad

Maria de Lourdes Ternes Hamad trabalha há 29 anos na UFSC, no Departamento Artístico Cultural. É Mestre em Moda e Criação pela Universitè Lumière Lyon2, França. É Diretora de Arte, indicada para o Kikito de Gramado; Figurinista e Professora de Figurino, História da Arte e Estética dos Cursos de Cinema, Jornalismo, e Propaganda e Publicidade da Unisul; do laboratório de Cinema do Curso de Cinema da UFSC; e das Oficinas de Figurino do DAC/UFSC. Atua na criação de figurinos e trajes de luxo femininos e/ou conceituais e históricos, tendo sido nacionalmente premiada por suas criações. Representou a UFSC no Fundo Municipal de Cinema, em Florianópolis. Foi Júri do Carnaval de Florianópolis e de Laguna por diversas vezes, além de Júri do Festival Audiovisual do Mercosul - FAM. Coordenou a realização de Décor da Feira Internacional de Saint Etiènne no ano do Brasil na França. Entre seus principais trabalhos, estão: “A Antropóloga” - Longa de Zeca Pires a ser lançado brevemente; “Procuradas” - Longa de Zeca Pires e José Frazão.; “Cruz e Sousa o Poeta do Desterro” - Longa de Sylvio Back, entre outros. Prêmio de Melhor Figurino no Festival Nacional de Cinema de Vitória-ES; e Figurinos na França coordenando o intercâmbio cultural com a cidade de Saint-Etiènne.

Oficinas de Figurino do DAC

Lou Hamad coordena duas oficinas de figurino no DAC.

A primeira oficina é para iniciantes. Trabalha com a Decupagem de Textos, Peças e Roteiros; Análise Técnica; Pesquisa e Criação – esse item compreende os aspectos: Desenho, tecnologia e transformação têxtil, e apresentação do projeto - Realização do figurino; Dinâmica do funcionamento da equipe técnica (formação, funcionamento e desprodução).

A segunda oficina é uma extensão da primeira. Trabalha o conteúdo da oficina para iniciantes, apresentando sob forma de Projeto de Coleção. Os componentes da oficina, sob orientação e critérios técnicos, criam 20 trajes conceituais e realizam dois modelos que são apresentados ao final do semestre.

Coordenada por Lou Hamad, a Oficina de Figurino de Cinema e Teatro é realizada pelo Departamento Artístico Cultural – DAC, da Secretaria de Cultura e Arte da Universidade Federal de Santa Catarina.


Fonte: José Wilson Fontenele – Acadêmico de Jornalismo, bolsista no Departamento Artístico Cultural – DAC: SECARTE: UFSC, com material institucional e entrevista com a figurinista.






Jussara Giacomelli, Lou Hamad e Alun@s em Estágio no DAC







Figurinos de alun@s de Lou Hamad





-----

2 comentários:

Manuel da Rosalina disse...

A “pele” também (re)veste a palavra, e cabe ao figurinista cobrir o corpo do personagem, desnudando-o, e também retratar épocas e gentes.

Gostei muito do que li e das fotografias!

Parabéns!

Bjs,

jj

Manuel da Rosalina disse...

Grato pelo comentário sobre a R.P.!
bjs,
jj