domingo, dezembro 14, 2008

cinema- o caos da ética...


cavaleiros da távola redonda representação lúdica, ilustração metafórica by c.f.



Transcrevo, por considerar relevante ipsis literis um artigo publicado hoje no blog da DUDI, autoria da filosofa Maria Borges: Ética e Cinema.
Embora ao considerar a afirmativa de que aos artistas não se exigiu a ética , como que a arte fosse capaz de transpor, não coincido no pensameto com o enunciado, acho que a arte é resultante de um projeto ético que se plasma ao estético..embora as vezes um e outro possam não coincidir, o que torna o enuniado da Blogueira também versossímel ao aspecto" enunciado". O texto é profundamente relevante e corajoso.


Ética e Cinema
Blog da DUDI
Aos artistas nunca se exigiu ética e muitos foram perdoados pela história quando colaboraram com o regime nazista em nome de sua arte. Mas em tempos que nao sao de guerra, será possivel aceitar que o cinema seja o lugar do vale tudo e que uma pessoa seja penalizada por erros que nao foram seus? A Estética e a Ética sao domínios tao independentes que nao se encontre nenhum resquício desta naquela?

O recente épisódio de desclassificacao do filme Olhos Cegos, direcao de Maria Emilia Azevedo e produção de Zeca Pires nos faz notar a necessidade de questionamentos éticos também na esfera da arte.

O cineasta Zeca Pires está sendo penalizado por nao ter finalizado um filme, A Antropóloga, para o qual o governo do Estado nao repassou as verbas no tempo devido. Ao mesmo tempo, quem impetrou o recurso visando sua desclassificacao de Olhos Cegos foi a cineasta Tania Lamarca que faz parte da equipe de produçãoo do longa A Antropóloga. Nada contra recursos, eles fazem parte da democracia e do Estado do Direito. Mao nao deveríamos esperar aqui um pouco de solidariedade de alguém que conhece as condicoes pelas quais A Antropóloga nao foi finalizado, pois fazia parte da equipe de producao? Ou solidariedade e decência sao termos que nao podem ser aplicados ao cinema? Seria o cinema, assim como a guerra, um lugar onde tudo o que é ético se desvanece e perdermos a noção de bem e mal?

A desclassificação pela FCC do filme Olhos Cegos devido a erros do próprio governo do Estado fariam corar, pela sua injustica, ate mesmo os idealizadores dos regimes de excecao.E nos leva à reflexão da necessidade da ética na arte.

in www.blogdadudi.blogspot.com



.

2 comentários:

jj disse...

Agradeço o seu comentário! Hoje terminei o artigo ontem começado.
Acrescentei-lhe umas tabelas, para que fosse mais perceptível a explicação introdutória, dada.

Quanto ao seu artigo sobre;

A arte não deve ser utensílio,
Nem escrava da própria arte!

A arte é por onde nos leva a alma;
Por entre as imperfeições,
Até à causa suprema;
A Criação,
Para que prossigamos
Criando
E ser vida.



joão m. jacinto

. disse...

Ofereço uma pequena surpresa no meu blog para você companheira (o Selo -Prêmio Dardos-)... É simples -calculando o valor estimável que possuis- mas é de todo coração... Um Feliz Natal... Abraços!