domingo, agosto 31, 2008

ARTE DE ALBANEZA DA SILVA DESDE GUERNICA

Máscaras




Obra de ALABANEZA FOGAÇA DA SILVA




detalhes



















A ARTE DE ALBANEZA DA SILVA DESDE GUERNICA

por Carmen Lúcia Fossari
























'GUERNICA' de Pablo Picasso sempre foi uma obra que me encantou pela força dramática de corpos aos pedaços, do touro/espanha estilhaçada aos (des)mandos de Franco durante a guerra civil espanhola.
Talvez mais me tenha tocado aquela guerra de um tempo que não vivi, quando ainda ao escutar os primeiros versos de Garcia Lorca,soube que ele tinha sido fuzilado a mando do General Franco.Numa emboscada armada pelas costas, covarde, em um amanhecer , pelo simples fato de estar ao lado da sua gente que cantava o CANTO JONDE.

Então antes mesmo de saber do franquismo aquele homem me era um ser abominável. Na juventude compreendi na pele a falta de liberdade, pelo regime ditatorial imposto ao povo brasileiro.

Minha paixão por Guernica, em seu movimento e leveza , em sua aparência de ferro e máscaras e a LÂMPADA, luz sobre luz, levei aos palcos,quando dirigi LAS MAMELLES DE TIRÉSIAS - AS MAMAS DE TIRÉSIAS, do pai do surrealismo francês , poeta Guillaume Apollinaire.
Encontrei no texto uma partitura à um teatro com muitas imagens, quer realizada pelos atores , quer por aspectos cenográficos.

Pois que num momento da encenação,estaria GUERNICA, de Pablo P.
A opção era ter as figuras de GUERNICA , em papel cartão e recortadas em grandes dimensões, afixadas em varetas e mostradas sob o efeito deo TEATRO DE SOMBRAS.As figuras iriam se movimentar aproximando-se e ao revés dos focos de luz, do Teatro de Sombras e da imagem da sombra.
Quem iria ampliar as figuras de Guernica e depois recortar, tudo de forma artesanal? Haveria de ser alguém de talento, sensível e o fizesse sem honorários, pois na verbade montagem era "franciscana".

Recorri ao apoio d. uma recém colega, hoje amiga e professora na ARTE DE PINTURA SOBRE MADEIRA ,ramo que ela exerce com Maestria.

Um mês depois ensaiávamos a cena e eu sempre maravilhada com a arte que havia naquela ampliação e recortes realizados por ALBANEZA FOGAÇA DA SILVA.

Desde aquele momento fiquei fã dos feitos da ALBANEZA,como artista e como ser humano.

Pintora, desenhista, incursão pela cerâmica e ainda as decoupagens em caixas mágicas.


Um dia , mais de dez anos passados,numa Galeria com exposição de suas Obras de Pintura de ACRÍLICO E ÓLEO S/tela , dentre todos os belíssimos e criativos quadros,encontro um quadro MÁSCARAS e os dizeres que fotografei para dividir com os que adentram no ARMAZÉM. A amizade , a arte e a generosidade podem tornar o milagre da vida ainda mais bonito.

Estou postando algo do trabalho desta grande artista, a quem tenho a alegria de saber amiga e cuja dedicação às pessoas é sempre surpreendente.


ps.prá familia querida guto,caue, cristina, filhos e sérgio o marido , meus parabéns por serem assim como uma pintura da albaneza em cores e movimento. cf



.
.

Nenhum comentário: